Encontro Interlegis na Escola do Legislativo do Rio reúne mais de cem pessoas

Programação do “Nova Legislatura” é dirigido aos vereadores eleitos no ano passado
Encontro Interlegis na Escola do Legislativo do Rio reúne mais de cem pessoas

Foto Thiago Lontra (Alerj)

Apresentar aos vereadores recém-empossados conceitos relevantes para o exercício eficiente do mandato foi o objetivo do Encontro Interlegis Nova Legislatura, uma parceria entre o Programa Interlegis – vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal – e a Escola do Legislativo da Assembleia do Rio de Janeiro.

Realizado nesta quarta-feira, 26/04, no auditório da Elerj, o evento reuniu mais de cem pessoas, a maior parte delas vereadores, inclusive os presidentes das Câmaras de Casimiro de Abreu, Bom Jesus de Itabapoana, Rio das Flores, Guapimirim, São Pedro da Aldeia e o vice-presidente da Câmara de Areal. Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, estavam representadas mais de 20 Câmaras.

O encontro foi aberto pelo deputado estadual Wanderson Nogueira. Presente à mesa de abertura, a coordenadora geral da Elerj, Rosemary Borges Pereira, e o Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, Francisco Biondo – a quem, aliás, coube a tarefa de fazer três palestras, já que o diretor-executivo do ILB/Interlegis, Helder Rebouças, não pôde comparecer.

Especialista no tema, o professor Carlos Frederico dos Santos falou sobre o Processo Legislativo Municipal. Francisco Biondo ocupou três momentos do Encontro abordando os temas: O Programa de Modernização Legislativa, A importância dos Marcos Jurídicos e sua atualização, e Cerimonial no Ambiente Legislativo. Coube à professora Elizabeth Mauro, secretária do Conselho de Ética e assessora da CCJ da ALERJ, encerrar as palestras com o tema Orçamento Público.

 

Veja mais informações na matéria publicada no site da Alerj:

 http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/40305