Encontro Interlegis foi palco de debates em 2016

Em três Estados, programação reuniu políticos, servidores e especialistas

Os Encontros Interlegis promoveram, em 2016, oficinas e palestras em três Estados brasileiros:  Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Tocantins. Os eventos reuniram dezenas de Câmaras Municipais em cada um deles, além das Assembleias, com o objetivo de levar debates e capacitação para as Casas Legislativas.

O primeiro Estado a sediar o Encontro Interlegis foi Mato Grosso, na cidade de Sinop. O encontro contou ainda com as oficinas do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O evento contou com a presença do senador Wellington Fagundes (PR), a pedido de quem o evento foi realizado, para falar a respeito do plano de concessão de rodovias. A palestra seguinte foi do diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Helder Rebouças, que abordou a infraestrutura sob a perspectiva legislativa. A consultora legislativa do Senado, Liliane Galvão Colares, falou sobre o escoamento da safra agrícola e os investimentos na infraestrutura de transporte. 

O objetivo, além de discutir temas de interesse regional, era o de modernizar as casas do Mato Grosso. No Estado, em torno de 40 Câmaras não contam com sites. Para o senador Wellington Fagundes, a criação da ferramenta com a identificação das Casas (o domínio “.leg”), possibilita mais transparência e interação entre parlamentares e a população.

Em agosto, outro Encontro foi realizado. Este, no Rio Grande do Norte, teve como principal debate a modernização do Poder Legislativo brasileiro. Representando o Senado no evento, o senador Garibaldi Alves (PMDB) disse que, por meio da internet, o poder de fiscalização das atividades parlamentares aumenta. “É preciso que as Casas Legislativas façam uma introspecção a fim de enxergarem as potencialidades que podem desenvolver através desse advento (a internet)”, afirmou. Ele ressaltou as qualidades do Programa Interlegis, conclamando seus conterrâneos a utilizarem as ferramentas oferecidas que, além de levarem modernização e transparência, são gratuitas.

Continuando com as palestras, o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo, disse que a meta do Interlegis é fortalecer o parlamento por meio do estímulo à modernização, integração e cooperação das Casas.

O último Encontro Interlegis foi realizado em Tocantins, em novembro. Foram reunidos prefeitos e vereadores para discutir propostas que resultassem em mais modernização e transparência. As palestras foram ministradas pelo ministro do Tribunal de Contas (TCU), Augusto Nardes, pelo senador Vicentino Alves (PR) – que, como 1º Secretário do Senado responde pelo Programa Interlegis e pelo ILB -  e por Francisco Biondo e Helder Rebouças. O ministro do TCU disse que o Brasil precisa de novas práticas para diminuir os gastos públicos e que os cortes devem ser feitos imediatamente.