Encontro e Oficina Interlegis acontecem em Palmas a partir do dia 11

Capacitação será em Cerimonial no ambiente Legislativo

De11 a 13 de dezembro, Palmas, no Tocantins, vai receber o Encontro e a Oficina Interlegis de Cerimonial no Legislativo. Os eventos fazem parte da parceria entre o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal que executa o Programa Interlegis, e a Assembleia Legislativa do Estado e contam com o apoio do senador Vicentinho Alves (PR-TO), presença confirmada no Encontro.

Francisco Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB e Antônio Barbosa, professor da Universidade de Brasília se apresentarão na ocasião. O professor Antônio falará sobre os desafios do Legislativo no estado democrático de direito. Biondo, por sua vez, falará a respeito da importância da atualização dos marcos jurídicos para os trabalhos das Câmaras Municipais.

Oficina de Cerimonial

Ainda no dia 11, a partir do período da tarde, terá início a Oficina Interlegis Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo. Ela é direcionada a servidores que necessitam tratar com estes assuntos no dia a dia das casas legislativas.

Serão 18 horas-aula em que serão abordados vários temas de interesse não apenas de cerimonialistas e relações públicas, mas até mesmo de vereadores e outros interessados, como protocolo e etiqueta; a importância do cerimonial nas organizações modernas; sua evolução histórica; função comunitária do protocolo; fundamentos da etiqueta do cerimonial e do protocolo (alimentação, vestuário e coreografia); o cerimonial público; além de temas como a precedência no Brasil e no Legislativo; os símbolos nacionais (bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional); e organização de eventos. Francisco Biondo, especialista em cerimonial, conduzirá o treinamento.