Comitiva de Colinas do Tocantins visita o Interlegis para reativar convênio

Presidente da Câmara, Washington Aires quer economia de recursos e mais eficiência

O presidente da Câmara Municipal de Colinas do Tocantins, Washington Aires, fez uma visita técnica ao Programa Interlegis na tarde desta terça-feira, 18/04 para reativar a parceria com a instituição a fim de utilizar os produtos e serviços desenvolvidos especialmente para as casas legislativas. Ele estava acompanhado de uma comitiva formada pelos vereadores Romerito Guimarães e Antônio Pedrosa, pelo diretor institucional da Prefeitura, Ricardo Parente, e pelo chefe de gabinete do deputado Vicentinho Júnior, Bill Barros. Eles foram recebidos pelo técnico do Interlegis/ILB, JB Gois Júnior.

Apesar de manter convênio com o Interlegis desde 2002, a Câmara de Colinas está pagando tanto pelo seu site, como pelo programa com os dados legislativos e administrativos da casa. O objetivo do presidente Aires é migrar para o Portal Modelo e para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramentas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente pelo Interlegis. “Com isso vamos economizar, mas sei que teremos também um ganho de qualidade, já que não estamos satisfeitos com os serviços atuais”.

Um dos objetivos dos vereadores de Colinas é digitalizar a documentação do município, já que a funcionária responsável pelo setor, que cuida há décadas das leis e outros documentos que estão em papel, está prestes a se aposentar. Segundo JB Gois, várias Câmaras já fizeram este trabalho e hoje estão com toda a legislação atualizada e digitalizada. Ele disse ainda que o SAPL é considerado hoje a ferramenta mais completa do mercado para gerir o processo legislativo.

Segundo as informações repassadas por JB, a Câmara vai encaminhar um ofício solicitando os produtos e indicando uma pessoa responsável por ser o contato com o Interlegis e por gerir as ferramentas. Caso seja necessário algum treinamento posterior, inclusive com a realização de oficinas no local, que possam agregar outras Câmaras interessadas, o assunto voltará a ser discutido.