Câmaras do Ceará querem fazer ações de modernização

Tema foi discutido pelo presidente da Câmara de Itapipoca com diretor do ILB/Interlegis

O presidente da Câmara Municipal de Itapipoca, Gustavo Barroso Bezerra, quer promover uma série de eventos para levar ações de modernização do Programa Interlegis à região norte do Ceará, que incluiriam ainda a região metropolitana de Fortaleza. Ele discutiu o assunto na tarde desta terça-feira, 11/07, com Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Interlegis está vinculado.

A ideia é realizar, numa primeira etapa, Oficinas de capacitação em Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, para dotar as Câmaras destas duas ferramentas tecnológicas (site e informatização do processo interno). Segundo Gustavo Bezerra, de dez a quinze Câmaras poderiam ser reunidas em Itapipoca para este treinamento, provavelmente no final do segundo semestre.

Depois, para atender outra demanda das casas legislativas da região, seria realizado um outro evento, voltado para a atualização dos chamados Marcos Jurídicos – Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal. Neste caso, o encontro seria em Maracanaú. Ambos contariam com o apoio da União dos Vereadores do Ceará, à qual Barroso é filiado.

O presidente da Câmara falou das ações de seu mandato, como a criação de Ouvidoria, e do interesse em modernizar e criar mecanismos de transparência para a casa. “Temos uma sede nova, somos 17 vereadores, cabem 180 pessoas no plenário e temos ainda salas de reuniões; estamos discutindo a compra de equipamentos, mas se o Interlegis pode nos fornecer sem custos, claro que nossa opção será esta” – afirmou.

Na reunião, o Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis, Francisco Biondo, explicou o funcionamento das Oficinas e os procedimentos que o vereador deveria adotar para a sua realização. Bezerra também demonstrou interesse em parcerias para levar ações de educação a distância para os servidores e, eventualmente, também para os vereadores. O assunto foi discutido com o Coordenador substituto de Capacitação, Treinamento e Ensino, Pedro Ximenes.

Gustavo Barroso Bezerra disse ainda estar certo de que contará com o apoio do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), para a realização destes eventos. Ele deve estar com o senador ainda esta semana.