Câmara de João Pessoa recebe Oficinas Interlegis

Campina Grande também participa; nesta quarta, teve início segunda etapa

Acontece esta semana na Câmara Municipal de João Pessoa uma série de atividades do Programa Interlegis, destinadas à modernização das atividades legislativas. A Oficina de Portal Modelo, destinada à implantação desta ferramenta, que dota a casa de um portal de internet com todas as funcionalidades necessárias, já teve início.

Na sequência, a partir desta quarta, 13/09, os participantes receberão treinamento para a utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), outra ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Interlegis e disponibilizada sem custos para as casas legislativas.

Para fechar a semana, haverá o Encontro Interlegis, com palestras sobre modernização legislativa, os desafios atuais do Estado Democrático de Direito e o papel do vereador. Enquanto as Oficinas acontecem no Laboratório de Informática do Dentro Cultural Ariano Suassuna, o Encontro ocorrerá no auditório da Estação Cabo Branco.

 Oficinas práticas

 São dedicadas a implantar os produtos de tecnologia oferecidos pelo ILB/Interlegis – o Portal Modelo e o Sistema de apoio ao Processo Legislativo (SAPL) - em conjunto com a capacitação dos funcionários para manuseio destas ferramentas.

O Portal Modelo é um portal pronto para uso que permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Já vem com o domínio .leg.br e pode ser hospedado no datacenter do Interlegis em Brasília.

Já o SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

As Oficinas estão sendo ministradas pelos instrutores JB de Góis Júnior e Josiel Pinto Magrini, com o apoio de José Salo Reiman, todos servidores do Senado.

Outras informações sobre o Programa Interlegis – que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) –, o conteúdo e a programação das oficinas podem ser consultadas em

www.interlegis.leg.br