Blumenau (SC) tem Oficina Interlegis de Cerimonial esta semana

Treinamento conta com mais de 80 inscritos

De 6 a 8 de dezembro, a Câmara Municipal de Blumenau vai sediar a Oficina Interlegis Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo, voltada para servidores que necessitam tratar com estes assuntos no dia a dia das casas legislativas, mas também para parlamentares.

Serão 20 horas-aula distribuídas, em que serão abordados vários temas de interesse não apenas de cerimonialistas e relações públicas, mas até mesmo de vereadores e outros interessados, como explica o instrutor do curso, Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis:

_ Este curso atual não fala só do cerimonial. Ele é mais amplo, porque a gente trabalha com a imagem pública e da comunicação institucional.

Os participantes da oficina têm na programação estudo sobre definição de cerimonial, protocolo e etiqueta; a importância do cerimonial nas organizações modernas; sua evolução histórica; função comunitária do protocolo; fundamentos da etiqueta do cerimonial e do protocolo (alimentação, vestuário e coreografia); o cerimonial público; além de temas como a precedência no Brasil e no Legislativo; os símbolos nacionais (bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional); e organização de eventos.

Mas, segundo Biondo, trabalha-se “muito a questão de comportamento, postura, das convenções sociais como um todo e, evidentemente, que é o principal em termos de cerimonial, que são as regras de precedência e o uso e emprego dos símbolos nacionais”.

O treinamento tem sido um dos mais solicitados por casas legislativas de todo o país. Na opinião de Francisco Biondo, isso se explica porque “a gente tenta desmistificar um pouco a questão do cerimonial como uma coisa exclusiva e restrita, e sim como um grande instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública”.

Detalhes sobre a programação, informações sobre inscrições ou sobre outros produtos e serviços do Programa Interlegis em: www.interlegis.leg.br