8º Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia começa discutindo inovações

Atenção: os debates estão sendo transmitidos ao vivo pelo portal Interlegis

Técnicos de Tecnologia da Informação do Legislativo de todo o país estão reunidos na sede do Programa Interlegis desde a tarde desta quarta-feira, 16, para discutir inovações e avanços de sistemas e produtos que serão usados pelas casas legislativas de todo o país. A oitava edição do Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia foi aberta por Paulo Viegas, diretor adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro, ao qual o Programa está vinculado, e segue até sexta-feira.

Segundo o Coordenador de Tecnologia da Informação do Interlegis, Sesóstris Vieira, os debates vão mostrar o nível de maturidade que só o modelo de colaboração colocado em prática pelos técnicos de todo o país foi possível alcançar.

Abrindo a troca de experiências, Sussumu Yamada, que desde 2011 trabalha no Interlegis, apresentou o novo sistema de atendimento desenvolvido pela sua área, que tem como objetivo reduzir a burocracia e agilizar o serviço. Em seguida, Fábio Kaiser, também do Serviço de Infraestrutura Tecnológica do Interlegis, apresentou o modelo de correio eletrônico que em breve – mas depois de um longo trabalho – estará à disposição das casas legislativas. Isso possibilitará que as Câmaras e Assembleias possam ter correios corporativos, oficiais e não pagos. Esta ferramenta está em fase de testes, mas é possível que esteja disponível no início do próximo ano.

Outra ferramenta também desenvolvida por técnicos do Interlegis em regime de colaboração com desenvolvedores de vários pontos do país é o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Na tarde desta quarta-feira, Edward Ribeiro apresentou aos participantes do Encontro a versão 3.1 do SAPL, que automatiza todo o processo legislativo das casas. Segundo ele, trata-se de uma ferramenta mais moderna e responsiva, que facilita a evolução futura e pavimenta o processo para novas contribuições, além de possibilitar mais interatividade e ser uma plataforma mais acessível. Edward, que também é da equipe da COTIN, lembrou que esta versão contempla o painel eletrônico para as casas legislativas. Ele fez um apelo para que a comunidade participe, ajudando a melhorar a ferramenta e corrigir seus defeitos, a fim de que ela possa ser lançada no início de 2017.

Ex-coordenador da COTIN, hoje “do outro lado do balcão”, no Ministério da Agricultura, João Henrique Gouveia encerrou o primeiro dia apresentando o novo portal de notícias feito a pedido do setor de Comunicação Social do ministério, com o apoio do Interlegis e usando a tecnologia de software livre. “O que nós fizemos em poucos meses só foi possível graças à colaboração do pessoal do Interlegis e da comunidade Plone” – disse ele. Os recursos, tanto do Executivo, quando do Legislativo, prosseguiu, não são infinitos e nunca serão suficientes. “Portanto, temos que nos dar as mãos e não ficarmos reinventando a roda”.

 Veja mais sobre o primeiro dia na Galeria de Fotos:

 http://www.interlegis.leg.br/institucional/fotos/8o-engitec

Você pode acompanhar tudo ao vivo clicando aqui:

 http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/2016/09/2016/03/canal1