Tecnologia e capacitação são caminhos para boa reputação de casas legislativas

Seminário acontece em Brasília, em 28 e 29 de junho, promovido pela FENALEGIS
Tecnologia e capacitação são caminhos para boa reputação de casas legislativas

vereadores e assessores legislativos de vários municípios participam do evento

A construção de uma boa reputação das câmaras passa por uma série de fatores que incluem não só a modernização tecnológica, mas também a capacitação constante de seus servidores, para tornar suas atividades transparentes e informações acessíveis à sociedade. Esse foi o ponto defendido pelo coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do ILB/Interlegis, Francisco Biondo, nesta terça-feira (28), no Seminário “ A Reputação das Câmaras Municipais – Diagnóstico e Reação”.

Segundo Biondo, de nada adianta resolver somente o problema tecnológico de uma câmara se seus servidores e parlamentares não se prepararem para atender bem a sociedade. “Se eu tenho uma câmara desorganizada, não é a tecnologia que vai resolver isso, pois será uma câmara tecnologicamente desorganizada”, explicou o representante do Interlegis.

Para ele, a capacitação de servidores e parlamentares passa não só pelo conhecimento de leis, técnicas e processos legislativos, mas também por um adequado comportamento perante a população. “Quem é que acha que vai ter uma boa imagem pública se o comportamento (dos parlamentares) em plenário é completamente oposto ao que a sociedade espera?”, questionou Biondo.

Por meio da capacitação, técnicos e assessores passam a colaborar para a construção dessa boa reputação, ajudando não só na modernização da câmara, mas também na imagem dos próprios políticos perante a sociedade. “É preciso começar a adotar a postura orientar os vereadores no que pode ou não ser feito”, defendeu ele.

Interlegis

Em sua palestra, Biondo explicou que o Programa Interlegis, criado para ajudar na modernização do Poder Legislativo, tem trabalhado, nesses quase 20 anos de existência, para construir uma boa imagem do Poder Legislativo. Faz isso por meio de recursos informativos, assessoria legislativa, comunicação e capacitação, tudo oferecido gratuitamente a toda a comunidade legislativa.

Um dos principais produtos, explicou, é o Portal Modelo, que possibilita à câmara construir seu próprio site sem qualquer custo e ainda com a possibilidade de hospedá-lo na própria base de dados do Interlegis. O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) foi outro produto destacado na palestra, pois informatiza todo o processo legislativo da câmara. O domínio.leg, para que a casa tenha uma identidade própria, e a capacitação de servidores fazem parte também do “Solução Web”, do Interlegis, para ajudar na modernização das casas legislativas.

 Com isso, explicou Biondo, a Casa também passa a ter condições de atender a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Aceso à Informação, que são exigências dos tribunais de contas.

Ao finalizar, o representante do Interlegis destacou que com capacitação e desenvolvimento tecnológico, o resultado é mais transparência e uma boa imagem pública. “ Tudo se baseia em abrir a nossa casa para que a população possa vivenciar o que está acontecendo. É só assim que a gente melhora a nossa reputação”, concluiu Biondo.