Acre recebe Oficinas de produtos tecnológicos do Interlegis

Boa parte das Câmaras do Estado vão receber treinamento de técnicos do Programa

As Câmaras Municipais do Estado do Acre vão ter a chance de incorporar, sem qualquer custo, modernas ferramentas tecnológicas que são disponibilizadas pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, a partir de segunda-feira, dia 9. Técnicos do Programa estarão em Rio Branco para ministrar treinamentos para servidores de pelo menos oito das 22 Câmaras do Estado.

As Oficinas Interlegis estão divididas em duas etapas. Na primeira, nos dias 9, 10 e parte do dia 11, o instrutor José Bonifácio de Gois Júnior vai preparar os servidores para instalar e utilizar o Portal Modelo. Trata-se de ferramenta desenvolvida especialmente para que as casas legislativas tenham o seu site na internet, moldado de acordo com suas necessidades. O portal Modelo não requer conhecimentos técnicos profundos e pode ser adaptado por cada casa.

Na segunda etapa, a cargo do instrutor Luís Fernando Pires Machado, os participantes vão se familiarizar com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que permite a informatização dos processos internos das Câmaras. Esta oficina ocorrerá da tarde do dia 11 até o dia 13.

A utilização destas ferramentas faz com que as casas legislativas estejam de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.

As Oficinas vão ocorrer na Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre.