Câmara de Macapá busca apoio do Interlegis para capacitar vereadores e funcionários

Vereadores querem várias oficinas, cursos e produtos tecnológicos

Uma comitiva de cinco vereadores da Câmara de Macapá (AP) esteve na sede do Programa Interlegis nesta terça-feira, 26, em busca de apoio para adoção de medidas de capacitação de vereadores e funcionários. Segundo o vice-presidente da Câmara, Audrin Torrinha, o objetivo é fazer com que o convênio que já existe entre a casa e o Programa saia do papel, e se possa encaminhar providências para a modernização do legislativo municipal.

“Nós queremos vereadores qualificados para defender o seu mandato e os interesses do povo” – disse a vereadora Adrianna Ramos, que demonstrou especial interesse nos cursos de ensino a distância que o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), gestor do Programa Interlegis, oferece.

Marcelo Dias, 1º Secretário da Câmara, Eddy Clay Goes e André Lima, que também integravam a comitiva, quiseram saber quais os passos que deveriam ser dados a partir de agora. Ouviram de Luís Fernando Pires Machado, coordenador de Planejamento e Fomento do Programa, uma explanação sobre os produtos tecnológicos que o Interlegis oferece gratuitamente às casas legislativas. Entre eles, o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, duas ferramentas que colocam as casas de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.

Luís Fernando e Patrícia Boureau também falaram de outras ações do Interlegis, como as consultorias para a revisão de marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), outro interesse da Câmara de Macapá, e que deverá ser uma das primeiras medidas a serem adotadas nesta parceria.

Eles explicaram que estas ações podem ser desenvolvidas por meio de oficinas de treinamento em que técnicos do Interlegis se deslocam até o Estado, lá permanecendo por uma semana. Como os vereadores foram encaminhados pelo gabinete do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Luís Fernando sugeriu que o próprio senador encaminhe solicitação ao Primeiro Secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO) para a realização das oficinas. Cabe a ele, como diretor nacional do Programa Interlegis, deferir estes pedidos. A partir daí, as partes vão discutir datas e programação.