16 Câmaras Municipais de Mato Grosso participam de Oficinas Interlegis, em Sinop

“Objetivo é reduzir exclusão digital no Legislativo”, diz senador Wellington Fagundes

Vinte e nove técnicos e assessores de 16 câmaras municipais de Mato Grosso começaram nesta segunda-feira, 28, a oficina de “Portal Modelo” oferecida pelo Interlegis – programa executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, para a modernização, integração e cooperação das casas legislativas em todo o Brasil.

A oficina foi viabilizada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT) e está sendo realizada em Sinop (MT) numa parceria entre o Senado Federal, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso e Câmara Municipal de Sinop.

O Portal Modelo é a ferramenta de criação de sites personalizados para as câmaras municipais. A oficina é coordenada por Adalberto Vieira, técnico do Programa Interlegis.

A partir de quarta-feira, os técnicos e assessores das câmaras municipais participam também da oficina “Sistema de Apoio ao Processo Legislativo”, coordenado por Rodrigo Luz, também técnico do Interlegis/ILB. As oficinas são realizadas na UNEMAT.

Modernização

Criado há 18 anos, o Interlegis ainda oferece a possibilidade para as câmaras municipais de armazenamento de dados no datacenter, identificação adequada das casas legislativas (domínio “.leg”) e automação do processo legislativo.

“Tudo isso transformou o Interlegis no maior programa de modernização do Legislativo na América do Sul”, lembra o senador Wellington Fagundes, que já havia viabilizado a realização de oficinas do Interlegis, no ano passado, para outras 14 câmaras municipais. Ele lembra que muitos legislativos municipais não contam nem mesmo com um site e a criação dessa ferramenta possibilita mais transparência e interação entre parlamentares e a população. “O objetivo é reduzir a exclusão digital no legislativo municipal”, diz.

Em Mato Grosso, pelo menos 40 câmaras municipais estão fora da rede mundial de computadores.

Palestras

Ainda dentro da programação Interlegis em Sinop, na sexta-feira serão realizadas várias palestras: o senador Wellington Fagundes vai abordar o plano de concessão de rodovias. Já sobre infraestrutura sob a perspectiva legislativa, vai falar o diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, Helder Rebouças. A consultora legislativa Liliane Galvão Colares terá como tema o escoamento da safra agrícola e os investimentos na infraestrutura de transporte. As palestras começam às 09 horas, na Câmara Municipal de Sinop.

 

Informações da Assessoria de Imprensa do Senador Wellington Fagundes, com edição de Letícia Borges, COFAC/Interlegis.