'Glossário Legislativo' ajuda na compreensão de expressões do Parlamento

Dicionário desvenda termos do jargão parlamentar

As informações abaixo são da Agência Senado:

Há no Portal de Notícias, no site do Senado, uma ferramenta on-line que esclarece termos específicos do Poder Legislativo. Assim como um dicionário, que traz os significados das palavras, o “Glossário Legislativo” explica, da mesma forma, expressões do jargão do Parlamento.

Trata-se de uma ferramenta muito importante para esclarecer termos e contribuir com o entendimento do trabalho parlamentar, já que muitos cidadãos não estão habituados com a linguagem usada no processo legislativo.

Números

De acordo com a Coordenação de Cobertura (COBERT), de 1º de janeiro a 30 de setembro deste ano, a seção teve mais de 151 mil acessos. Desses, apenas 0,7% foram realizados por usuários da rede interna do Senado. Por sua vez, 92% dos acessos tiveram origem em buscas no Google.

– As três palavras com mais visualizações foram "cláusula pétrea", "quórum de votação" e "sessão legislativa" com 20.319, 20.300 e 15.151 acessos, respectivamente – apontou Bernardo Diniz, da COBERT.

Para entender melhor

Da mesma maneira, há uma seção chamada “Entenda o Assunto”. Semelhante ao glossário, a ferramenta facilita a compreensão de temas que estão sendo discutidos na Casa – por exemplo, ajuste fiscal e pacto federativo. Roseana Paganine, do Serviço de Revisão e Controle de Qualidade (SERCOQ), da Secom, afirma que essas informações passam por constante atualização.

– O nosso trabalho é acompanhar os assuntos e transcrevê-los numa linguagem acessível à maior parte da população. As informações não são permanentes, porque o nosso objetivo não é ser uma enciclopédia, elas ficam disponíveis até o assunto sair de destaque – diz Roseana.