Interlegis vai customizar sistema de taquigrafia do Senado para Assembleia de Alagoas

O diretor de Ttecnologia da Informação e a diretora do departamento de Taquigrafia da Assembleia Legislativa de Alagoas estiveram nesta sexta-feira (21/8) na sede do Interlegis para uma solicitação inédita. Após implantar recentemente o Portal Modelo e o SAPL na casa, a Assembleia quer agora fazer uso do sistema de taquigrafia do Senado. E o Interlegis vai ajudar.

Semanas atrás a Assembleia de Alagoas mudou drasticamente o nível de modernização da casa, que há até quatro meses fazia uso de máquina de escrever para realizar trabalhos. Com a parceria fechada com o Interlegis, a câmara lançou seu portal com grande repercussão na mídia. Também passou a utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo e aposentou a máquina.

A nova solicitação irá resolver um grande entrave à celeridade do processo de transcrição dos textos taquigráficos. O Interlegis já está em contato com o Prodasen, área de informática do Senado, para liberar o uso do Escriba, o módulo taquigrafia, para que seus técnicos possam customizá-lo. Esta será mais uma inovação do Interlegis, atendendo a demandas dos usuários de seus produtos, que será  futuramente implantada no SAPL.

William Giuliano dos Prazeres, diretor de TI disse que sua expectativa quanto a esta nova fase da parceria é a melhor possível e acrescentou que será bom para a Casa implantar esta funcionalidade provando que o sistema SAPL é "vivo". Além da  diretora de taquigrafia da Assembleia, Tereza de Fátima Araújo, fez parte também da comitiva a servidora da Assembleia Adélia de Vasconcelos. O diretor Helder Rebouças e o servidor do ILB e gerente de relacionamento, Luis Fernando Machado acompanharam a visita.

Comércio local utiliza Portal Modelo

William contou que desde que o Portal Modelo e o SAPL foram implantados na Casa o próprio comércio local ganhou uma ferramenta para verificar a autenticidade das informações prestadas por pessoas que realizam compras a crédito, identificando se os compradores são realmente servidores da Assembleia como se identificam.

A transparência das atividades da Casa também foi atestada pela imprensa, que em coletiva dada pela Assembleia quando do lançamento do portal, pode verificar que dados de interesse como salários e vencimentos podem agora ser averiguados.