Encontro Interlegis em Unaí vai discutir reforma política e pacto federativo

Servidores de Câmaras também vão receber treinamento para implantar produtos tecnológicos

A Câmara Municipal de Unaí (MG) vai sediar, a partir do dia 10 de agosto, eventos do Programa Interlegis, do Senado Federal, que promove ações de modernização do Legislativo. Até esta terça-feira, 04/08, 13 Câmaras da região já haviam se inscrito para participar da programação, desenvolvida a pedido do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), que será replicada em outros municípios mineiros ainda neste semestre.

Na manhã de segunda-feira, um Encontro institucional vai abordar questões políticas da atualidade e sobre transparência nas casas legislativas. O próprio senador Anastasia será um dos palestrantes, com o tema “Pacto Federativo”. O consultor do Senado Ronaldo Vieira Júnior vai falar sobre reforma política, mais especificamente sobre o voto distrital e o financiamento de campanha. E Higino Vieira, da Coordenação de Tecnologia da Informação do Interlegis, fará uma apresentação sobre um pacote de ações tecnológicas, a Solução Web, por meio do qual as Câmaras podem ter, gratuitamente, seu portal na internet.

Na sequência do Encontro, durante toda a semana, acontecem duas oficinas de treinamento para a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos sem qualquer custo para as casas legislativas pelo Programa Interlegis. Com sua adoção, as Câmaras passam a contar com ferramentas modernas que, além de tornarem seu trabalho mais eficiente, dão as condições para o cumprimento das exigências das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.

A primeira delas, da tarde do dia 10 até o dia 12, é dedicada ao Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Tanto o Portal quando sua hospedagem (que pode ser feita no datacenter do Interlegis) são gratuitos. Ao final do treinamento, que não requer conhecimentos aprofundados de informática, as Câmaras já estarão com o site no ar, adotando ainda o domínio .leg, que identifica o Legislativo na internet.

Nos dias 13 e 14 de agosto, o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das sessões plenárias. Com o uso destas duas ferramentas, as casas legislativas estão aptas a cumprir as exigências da legislação de Transparência e Acesso à Informação.

Para inscrições ou mais informações, acesse:

http://www.interlegis.leg.br/eventos/inscricoes/encontro-interlegis-em-unai-mg/view

Para saber mais sobre o Solução Web Interlegis, veja em:

http://www.interlegis.leg.br/produtos_servicos/tecnologia/produtos/solucao-web