Oficinas Interlegis em Araguatins (TO) capacitam servidores de 15 Câmaras

Encerramento foi nesta sexta, 03/07/15

Servidores de 15 Câmaras Municipais do Tocantins, Maranhão e Pará, concluíram nesta sexta-feira a capacitação em Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), dada por técnicos do Programa Interlegis em Araguatins (TO).

As atividades foram iniciadas na segunda-feira, com o Encontro Interlegis, aberto pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO), Primeiro Secretário do Senado e diretor nacional do Programa. Também houve palestras sobre reforma política, comunicação integrada e transparência no Legislativo.

A partir da tarde de segunda-feira, os técnicos do Programa Interlegis, Higino Vieira e Luís Fernando Machado, começaram o treinamento prático para os servidores das Câmaras. Numa primeira etapa, eles se dedicaram a aprender a instalar e utilizar o Portal Modelo, ferramenta de criação de sites, desenvolvida pelo Interlegis e disponibilizada gratuitamente para as casas legislativas.

Na segunda etapa, o foco foi o SAPL, que informatiza todo o processo legislativo das Câmaras, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas até a organização e acompanhamento de sessões plenárias. As duas ferramentas colocam as casas legislativas em condições de atender às exigências das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.

Participaram das oficinas as seguintes Câmaras:

01 - Imperatriz - MA

02 - Quaraí - TO

03 - Sampaio - TO

04 - Itaguatins - TO

05 - São Miguel do Tocantins - TO

06 - Esperantina - TO

07 - Buriti do Tocantins - TO

08 - Luzinópolis - TO

09 - Ananás - TO

10 - Augustinópolis - TO

11 - Araguatins - TO

12 - São Sebastião do Tocantins - TO

13 - João Lisboa - MA

14 - Brejo Grande do Araguaia - PA

15 -  Axixá do Tocantins - TO