Interlegis monta a programação de eventos para o segundo semestre

Fique atento: atividades acontecerão em vários Estados

O Programa Interlegis já está montando o calendário de atividades para o segundo semestre. Embora ainda sujeito a alterações e acréscimos, ele prevê a realização de Encontros e Oficinas de treinamento em Minas Gerais, Tocantins, Pernambuco e Piauí; sendo que só em Minas serão quatro cidades. Algumas cidades tocantinenses e pernambucanas já foram contempladas no primeiro semestre.

Os Encontros, de caráter institucional, devem contar com a presença de senadores dos respectivos Estados. Eles incluem palestras sobre diversos temas de interesse do Legislativo Municipal, como a reforma política, o pacto federativo e questões relativas à modernização e transparência das casas legislativas.

Já as Oficinas oferecem aos servidores das Câmaras treinamento para implantação e uso de ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo Programa Interlegis e disponibilizadas sem custos para as casas. Estes produtos são o Portal Modelo – para aquelas que não possuem site na internet ou gostariam de trocar – e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o trabalho legislativo das casas.

Há casos, ainda, que, a pedido das próprias Câmaras, o Interlegis vai promover a Oficina de Marcos Jurídicos. Nelas, especialistas auxiliam a identificar problemas e apontar soluções para a revisão e atualização da Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno.

Calendário

Em princípio, os eventos começam em Unaí (MG), de 10 a 14 de agosto. Na semana de 24 a 28 de agosto, haverá programação simultaneamente em Gurupi (TO) e no Recife (PE). Ainda em agosto, estão marcados o Encontro e as Oficinas em Parnaíba (PI).

Já em setembro, Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, vai sediar os eventos na semana de 14 a 18 de setembro. De 28 de setembro a 02 de outubro, será a vez de Uberaba, no Triângulo Mineiro. E, já em outubro, mais uma cidade mineira, desta vez no norte do Estado, sediará os eventos Interlegis: Montes Claros, na semana de 19 a 23.

Esta programação não é definitiva e, a depender de entendimentos, da logística e da disponibilidade das equipes dos técnicos do Interlegis, outras cidades poderão ser incluídas. No portal do Programa – www.interlegis.leg.br – há informações detalhadas sobre cada um dos Encontros e das Oficinas, bem como a ficha de inscrição.

Nei Eduardo Knob
Nei Eduardo Knob disse:
23/07/2015 17h24
Precisamos de oficinas aqui no Sul (Santa Catarina ou estados mais próximos) temos muitas cämara usando o sistema, mas precisamos aperfeiçoar e aprender.
lborges
lborges disse:
03/08/2015 10h57
Olá, Nei, para encaminhar sua solicitação ao setor competente, preciso pelo menos saber qual é a sua Câmara. De qualquer maneira, o pedido pode ser feito pelo presidente da Casa Legislativa, conforme modelo de ofício que pode ser encontrado aqui no portal.
Atenciosamente,
Letícia Borges
Equipe Interlegis
Katiane
Katiane disse:
03/08/2015 12h06
Qual a data da oficina em Parnaíba-Pi?
Wesley
Wesley disse:
26/08/2015 04h02
Dia 31 de agosto, só clicar no calendário no site.
Quando data do curso no leste de minas
Quando data do curso no leste de minas disse:
03/08/2015 18h08
a última foi em Governador Valadares
Marcos Crispim
Marcos Crispim disse:
06/08/2015 14h19
Olá estamos precisando também de Oficinas e treinamento no Maranhão, sou Presidente da Câmara Municipal de Afonso Cunha-MA, inclusive já solicitei o pedido através dos senadores do nosso Estado e estamos no aguardo.
Comentários foram desativados.