Interlegis e Assembleia do Rio fazem parceria para formar multiplicadores

Servidores foram treinados para repassar conhecimento às Câmaras Municipais

Texto publicado no site da ALERJ

 

Quinze funcionários da Escola do Legislativo (Elerj) estão sendo capacitados para instalar e renovar portais eletrônicos de câmaras municipais, por meio da plataforma Interlegis, uma estrutura ligada ao Senado Federal que fornece um modelo de portal para casas legislativas. O curso, ministrado na Elerj por um profissional especialista no sistema Interlegis, com carga horária de 15 horas divididas em três dias, teve início na segunda-feira (01/06) e será concluído na quarta-feira (03/06).


Capacitados, os funcionários vão atuar como tutores para servidores de câmaras municipais que ainda não tenham portais. “Este é um dos resultados da parceria feita entre o Departamento de Informática da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e o Interlegis, iniciativa do Senado Federal. Posteriormente, será realizado um curso sobre um programa para facilitar processos de tramitação. Após concluída a fase de formação de multiplicadores, cada câmara deve enviar dez funcionários para serem capacitados", afirmou a diretora da Elerj, Rosemary Borges Pereira.


Com a iniciativa, espera-se que casas legislativas, principalmente aquelas localizadas em pequenos municípios e não possuem sites, possam ter também processo legislativo digitalizado. O subdiretor Geral de Informática da Alerj, Adolpho Konder, destacou que é papel da Casa trazer benefícios para todo o Estado. “Também fornecemos internet para 20 câmaras. Vamos abrir as portas para receber funcionários dessas casas e auxiliar na distribuição desses sistemas. A iniciativa de oferecer a capacitação é fundamental para a qualificação de funcionários”, declarou.


O próximo curso sobre o sistema de apoio ao processo legislativo desenvolvido pelo Interlegis será iniciado em 29 de junho.


(Texto de Mariana Totino)