Deputado Rodrigo Martins (PSB-PI) quer Interlegis presente em Teresina

Ele sugeriu criação de ferramenta para prestação de contas

Ex-presidente da Câmara Municipal de Teresina, o agora deputado Rodrigo Martins (PSB-PI) veio conhecer a sede do Programa Interlegis, de cujas atividades já tinha participado como vereador. Ao diretor-executivo do Interlegis/ILB, Helder Rebouças, ele se disse preocupado com boatos de que o Programa seria extinto no final do ano: “seria um grande desserviço ao país”, disse ele.

Helder Rebouças explicou as mudanças pelas quais o Programa, que foi absorvido pelo Instituto Legislativo Brasileiro, mas garantiu que esta possibilidade não está em cogitação. A partir disso, Rodrigo Martins disse que gostaria de fazer a ponte para que a Câmara de Teresina – que, entre outras coisas, teve o seu Regimento Interno e a Lei Orgânica revisados numa ação do Interlegis – ampliasse sua parceria com o Programa.

O deputado sugeriu o desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie os vereadores na prestação de contas da cota parlamentar, automatizando este procedimento. Também se mostrou interessado em outros produtos que são disponibilizados pelo Programa Interlegis, como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e disse que seria necessária uma ação de capacitação dos servidores da Câmara.

Segundo Helder Rebouças, já estão programados alguns eventos para o Piauí em julho e agosto. Ele disse que iria estudar uma forma de encaixar a Câmara nesta programação ou em outra data a ser agendada.