Eventos Interlegis: inscrições encerradas para Caruaru, mas há vagas para Petrolina

Pernambuco recebe ações de modernização, a pedido do senador Douglas Cintra

 

Caruaru vai sediar, na próxima segunda-feira, dia 8, o Encontro Interlegis, que promove ações de modernização do Legislativo. A iniciativa foi do senador Douglas Cintra (PTB-PE), que viu no Programa Interlegis – vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal – o caminho para levar às Câmaras Municipais do seu Estado possibilidades de modernização e aumento da transparência em suas atividades.

O Encontro é uma oportunidade para discussão de temas da agenda política do momento e de outros relacionados à modernização do Legislativo. Ele é seguido pela realização de oficinas de treinamento para servidores das casas legislativas. Pernambuco vai sediar dois destes eventos: em Caruaru, na semana de 8 a 12; e em Petrolina, de 15 a 19 de junho.

O próprio senador vai participar da abertura dos Encontros, que contarão também com a presença de consultores do Senado e representantes do Interlegis/ILB. Em Caruaru, os palestrantes serão: Helder Rebouças, diretor-executivo do ILB, que vai falar sobre o trabalho da instituição; Ronaldo Jorge Vieira, que abordará a reforma política, voto distrital e financiamento de campanha; e Francisco Biondo, apresentando a Solução Web Interlegis como forma de dar transparência e garantir a presença das casas legislativas na internet.

Já em Petrolina, o formato é semelhante, mas quem vai falar sobre aspectos da reforma política é o consultor do Senado Arlindo Fernandes de Oliveira. E Rachel Alves, do ILB, terá como tema “A Importância do EAD para a modernização das casas legislativas”. Juliana de Cássia Soares, também da equipe do Programa Interlegis, vai abordar o pacote de ações Solução Web.

Oficinas

Na sequência do Encontro, durante toda a semana, na Câmara Municipal Caruaru vão ser realizadas duas oficinas de treinamento para a adoção de produtos tecnológicos que são oferecidos sem qualquer custo para as casas legislativas.

As oficinas são divididas em duas etapas. Na primeira, os servidores das Câmaras das regiões de Caruaru (e, em seguida, Petrolina) terão a oportunidade de participar da oficina de Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. O Portal é uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet.

 

Tanto o Portal quando sua hospedagem (que pode ser feita no datacenter do Interlegis) são gratuitos. Ao final do treinamento, que não requer conhecimentos aprofundados de informática, as Câmaras já estarão com o site no ar, adotando ainda o domínio .leg, que identifica o Legislativo na internet.

 

Na segunda etapa, o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das sessões plenárias.

Com o uso destas duas ferramentas, as casas legislativas estão aptas a cumprir as exigências da legislação de transparência e acesso à informação. Todo o treinamento é fornecido pelos técnicos do Programa Interlegis.

 

Inscrições e outras informações sobre os eventos de Caruaru em: http://www.interlegis.leg.br/eventos/inscricoes/oficina-de-portal-modelo-e-sapl-em-caruaru-pe/view

Inscrições e outras informações sobre os eventos em Petrolina em:

http://www.interlegis.leg.br/eventos/inscricoes/oficina-de-portal-modelo-e-sapl-em-petrolina-pe/view/