Senadora Regina Sousa quer levar Solução Web Interlegis para todo o Piauí

Ela discutiu a realização de oficinas com o diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças

A senadora Regina Sousa (PT-PI) quer a ação do Programa Interlegis para que todas as Câmaras do seu Estado tenham o seu portal na internet. O quadro no Piauí é de forte exclusão digital: 86% das Câmaras Municipais não possuem seu próprio site. Ela esteve com o diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual está vinculado o Programa, para pedir a realização de oficinas de treinamento o mais rápido possível. O Interlegis desenvolveu um pacote de ações chamado Solução Web, que inclui a criação e funcionamento do Portal Modelo, a adoção do domínio .leg e o treinamento dos servidores.

Segundo Regina Sousa, o pedido já foi encaminhado ao Primeiro Secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO), que é o Diretor Nacional do Programa Interlegis. Ela vai sugerir a escolha de algumas cidades-polo, que possam reunir um grande número de Câmaras, a fim de atingir se não a totalidade, boa parte do Piauí.

Helder Rebouças colocou o ILB à disposição e disse que, assim que for dada a autorização, a equipe do Programa vai organizar os eventos. Ele disse que, além dos treinamentos práticos, que em geral duram uma semana, a ideia é fazer uma abertura que inclua palestras sobre temas políticos e outros, de interesse regional. Regina Sousa disse que um deles é a reforma política, que tem despertado interesse junto aos vereadores.

Acompanhando o encontro, o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Interlegis, Francisco Biondo, explicou como funciona a parceria com as casas legislativas e também deu detalhes sobre as oficinas, voltadas para dois produtos: O Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). As duas ferramentas foram desenvolvidas por técnicos do Programa especialmente para as casas legislativas, a fim de que elas tenham mais transparência, eficiência e interação com a população. Tanto os produtos como as oficinas são oferecidos sem custos para as Câmaras.

 

Para saber mais sobre o Programa Interlegis, acesse: www.interlegis.leg.br

Veja mais sobre a Solução Web Interlegis em www.interlegis.leg.br/solucaoweb

 

 

ELIZA MARIA
ELIZA MARIA disse:
13/05/2015 10h49
BOA IDEIA TRAZER A INTERLEGIS PARA O PIAUÍ
Romildo Nascimento
Romildo Nascimento disse:
02/07/2015 17h23
parabéns senadora pela niciativa...
Comentários foram desativados.