Escola do Legislativo da ALGO busca ILB/Interlegis para parceria

Experiência do ILB como Escola de Governo irá ajudar a Escola em seu processo de reestruturação

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás está interessada em aprender com as experiências do ILB como Escola de Governo. Na terça-feira (13/5), uma comitiva formada pelo diretor da Escola, Carlos Henrique Santillo  e pelos chefes Hernesto Pimentel; Maurício Paranaguá; e Miguel Gusmão foi recebida pelo diretor-executivo Helder Rebouças para discutirem as possibilidades dessa relação.

Um grupo do ILB também se mobilizou  para o encontro. Os coordenadores Francisco Biondo, Simone Dourado, Fábio da Silva e Luiz Carlos de Freitas, colaboraram com a discussão da qual muitas sugestões apresentadas à Escola foram acatadas.

Simone Dourado lembrou que a estruturação do ILB também foi um processo de aprendizagem. Hoje estima-se que pelo ILB já tenham passado quase um milhão de alunos.

Ela também explicou a importância das parcerias para as escolas legislativas, a partir do que viveu no próprio ILB que, em função da redução de verbas no passado, precisou investir no formato. Citou o exemplo da Câmara Municipal de São Paulo, com quem o ILB desenvolveu um curso de orçamento que hoje vai para sua segunda edição, com enorme aceitação do público.

O diretor Helder reforçou a mesma ideia dizendo que a disposição do ILB é trabalhar em rede.”Estamos sempre buscando parceiros. Uma Escola como a da Assembleia de Goiás pode ser de grande ajuda para o Interlegis, na medida em que pode se tornar multiplicadora dos produtos e serviços do Programa”.

Outra importante contribuição à reunião foi a menção à matriz de correlação desenvolvida pelo ILB. A matriz permite  identificar a necessidade de um treinamento para um determinado servidor com base em suas atribuições atuais. A ferramenta,  juntamente com o Sistema Capacita,  desenvolvido pelo ILB em conjunto com a área de recursos humanos, interessaram a Escola que atualmente não tem um critério a contento de controle e seleção de servidores para realizarem cursos de capacitação.

Outro fato importante foi o diretor disponibilizar cópia do regulamento do Senado que agora, como resultado de um esforço do ILB, prevê a existência de uma política de capacitação.  A Escola pretende estudar como ajustar a sua política aos regulamentos da casa.

 

Cursos com tutoria do ILB

O diretor da Escola pediu autorização para divulgar os cursos à distância  do ILB para seus servidores, reservando inclusive um local com computadores para facilitar a sua realização, sendo orientado quanto às providências necessárias.