Vereadores baianos querem serviços do Interlegis

Na manhã desta terça-feira,28/04, vereadores de quatro municípios da Bahia vieram à Brasília para solicitar os produtos e serviços do Interlegis. Sivaldo Amorim, presidente da Câmara Municipal de Ibitiara; Flávio Eres, de João Dourado; Roberto Venâncio, Tapiramutá; e Gilmar Carvalho, do município de  Santa Bárbara estão dispostos a levar para suas câmaras municipais os produtos tecnológicos do Interlegis e seus benefícios.

Os servidores Pillar Pedreira e Higino Vieira explicaram os procedimentos necessários para que as Câmaras tenham acesso aos produtos, como a formalização da parceria por meio de assinatura de convênio. Silvaldo esclareceu que a câmara de Ibitiara já tem convênio assinado com o Interlegis e falou do seu interesse em fazer a migração do Portal Modelo para a nova versão, a 3.0, bem como atualizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que em sua próxima versão irá oferecer painel eletrônico.  Já os outros vereadores vieram ao Interlegis para conhecer o Programa.

O comprometimento com a boa utilização das ferramentas também foi um dos assuntos tocados. Embora disponibilizado gratuitamente,as casas que utilizam o Portal Modelo têm o compromisso de manter os seus sites atualizados. Este é um requisito importante quando se tem a transparência como  objetivo. Ressalte-se que tanto o Portal Modelo como o SAPL  estão plenamente alinhados com as exigências das Leis de Transparência e Acesso à Informação.

A seguir, os vereadores estiveram reunidos com o diretor executivo do ILB/Interlegis, Helder Rebouças, e com Margaret de Oliveira, do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais. A conversa serviu para desenhar os primeiros arranjos de uma oficina no estado, tendo uma das câmaras como anfitriã. Ao comentar o fato de que os vereadores representavam casas com muitos parlamentares em seu primeiro mandato, Helder disse que “o trabalho do Interlegis é ajudar as câmaras municipais a se aproximarem da sociedade”.

O vereador Flávio Eres também afirmou que, desde sua eleição, vem trabalhando internamente a ideia de que "se todas as pessoas tiverem acesso aos trabalhos realizados na casa, a imagem do legislativo local pode ser melhorada". O presidente Sivaldo reiterou que “o comprometimento dos novos vereadores  é de mostrar à sociedade a importância de uma câmara municipal”.