Seminário na sede do ILB/Interlegis discute os desafios da Educação Inclusiva

Romário assiste ao evento e afirma: "é necessário tirar estas pessoas das sombras".

O senador Romário , presidente da Comissão de Educação e Esporte no Senado  falou durante a mesa de abertura do evento “Autismo e os desafios da Educação Inclusiva” que é preciso aprender a olhar de maneira “mais humana para os autistas, tirando-os das sombras.”

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, no auditório do ILB/Interlegis, em parceria coma Embaixada do Reino Unido e atraiu tantos interessados que foi necessário disponibilizar salas de comissões no Senado para que todas as pessoas pudessem assistir à sua transmissão.

Romário apresentou dados da Organização Mundial da Saúde que indicam que no mundo todo hoje existam mais de 1 milhão de autistas e que a discriminação por que passam estes indivíduos e suas famílias são um problema para toda a sociedade.  Ele também afirmou que pesquisas mostram cada vez mais novas informações sobre esta condição e já se tem como certo que quanto mais precoce é o diagnóstico melhor é o prognóstico de uma vida independente e inserida na sociedade. Também atribuiu responsabilidades a diversos segmentos da sociedade como Governo  e sociedade civil.

A primeira-secretária britânica, Nnenne Iwuji-eme também ressaltou a importância da parceria entre famílias e escolas para o sucesso na inclusão e o embaixador do Reino Unido Alesx Aliis, pai de um adolescente com síndrome Asperger, aproveitou o momento para fazer um depoimento sobre o valor e a contribuição desses indivíduos para a sociedade. Também aproveitou para dar um “conselho” aos brasileiros de que não esperem que todos os problemas se resolvam apenas com a criação de novas leis. “ A lei é necessária, mas não o suficiente e é apenas o começo de uma transformação que irá começar com bons professores, bons diretores, tecnologia favorável e ambiente estimulante.

Falaram também a reitora da Faculdade inglesa Brockenhurst, Di Roberts que compartilhou as experiências acumuladas na inclusão de alunos com todos os tipos de dificuldade de aprendizagem. O Reino Unido contabiliza no momento 3.1 milhões de pessoas nessa situação. Desde 2014 uma lei aprovada no país tem apresentados bons resultados na inclusão dessas crianças e jovens.

Antes do encerramento da mesa, também falou o brasileiro Luiz Coradazzi, diretor de artes do British Council sobre o programa Unlimeted que transformou com sucesso esporte e cultura em ferramentas de inclusão.

 

ILB e Programa Interlegis na pauta do evento

O diretor-executivo do ILB Helder Rebouças também falou aos presentes colocando o ILB e o Programa Interlegis à disposição da causa da inclusão das pessoas com dificuldade em aprendizagem.