Oficinas Interlegis na Assembleia de Alagoas encerram primeira etapa com sucesso de público

Servidores fazem lista de espera para participar dos treinamentos em Portal Modelo e SAPL

As informações são da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Alagoas

A primeira oficina oferecida pela Escola Legislativa, implantada, na Assembleia Legislativa, através do Interlegis foi encerrada nesta quarta-feira, 15. Ao todo, cerca de 40 servidores da Casa tiveram três dias de aulas, em dois turnos, aprendendo sobre o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet, através do Portal Modelo.

O professor Adalberto Oliveira, responsável por essa primeira oficina, dividiu suas aulas em três partes. Na primeira em gestão de conteúdo, que abrangeu noções sobre o que é o Portal Modelo e os casos de sucesso em diversas casas legislativas do país. Também foram passadas informações de como inserir pastas e álbuns de fotos no portal; criar itens de notícias; publicar fotos e informações; inserir páginas para listar os deputados estaduais; alterar o modo de visualização de pasta; inserir links internos e externos, entre outros.

Na segunda parte, foi a vez dos alunos aprenderem como administrar o Portal Modelo. Nela, os servidores da Assembleia Legislativa puderam criar usuários e grupos; atribuir papéis para os grupos; testar a funcionalidade do papel atribuído ao grupo de editores; integrar o portal com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), entre outros.

Por fim, na terceira e última parte, foi a vez de aprender a customatização do portal. Neste caso, os alunos tiveram uma noção de como modificar as cores e o rodapé do portal; alterar o logo e o banner e customizar as caixas laterais.

Para o funcionário Everton Oliveira, o curso foi bastante proveitoso, já que foram ensinadas técnicas de como manusear o Portal Modelo que será implantado na Assembleia Legislativa. “Aprendemos a usar o portal com ferramentas atuais que irão nos ajudar muito no futuro, principalmente a partir do momento em que o portal for instalado aqui na Assembleia Legislativa”, disse.

De acordo com o presidente da Escola Legislativa, Willian Giulliano dos Prazeres, a ideia é selecionar servidores que possam se tornar multiplicadores dentro da própria Assembleia Legislativa, passando o que aprenderam para seus colegas de departamento. Giulliano também falou da próxima oficina que será oferecida pela Escola Legislativa. “A partir desta quinta-feira, os alunos irão aprender a utilizarem o sistema de apoio ao processo legislativo, que é um curso de dois dias, em que os alunos irão ter conhecimento de como inserir dados dos parlamentares, das comissões técnicas da Casa, dos regimes de tramitação e origem, entre outras coisas”, afirmou.