Coordenador do Interlegis apresenta Solução Web em encontro de servidores de Câmaras

Francisco Biondo participa de evento da FENALEGIS na Bahia

A Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais (FENALEGIS) está realizando nesta terça e quarta-feira, na Câmara Municipal de Salvador, o I Giro + Legislativo, com discussão de temas de interesse das casas legislativas e dos servidores. Entre eles, está a necessidade de que todo o Legislativo municipal esteja presente na internet, garantindo transparência e integração com o cidadão. Este é o objetivo da parceria entre a FENALEGIS e o Programa Interlegis, que foi representado pelo Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade, Francisco Biondo.

“Estar presente a este evento, reforçar nossa parceria, é para nós motivo de satisfação”, disse Biondo, que apresentou serviços, produtos e sistemas que o Interlegis oferece, gratuitamente, às casas legislativas. São ferramentas, acrescentou, que contribuem para que as Câmaras se tornem mais transparentes, possam cumprir o arcabouço legal e se aproximar mais da população. Francisco Biondo frisou uma das grandes vantagens da adoção destes produtos: são gratuitos.

A chamada Etapa Nordeste deste I Giro, segundo a FENALEGIS, tem como objetivo promover o conhecimento e a profissionalização da atuação dos servidores do Legislativo Municipal, debatendo temas relativos à organização, representatividade, soluções de internet, reforma política e até a relação com a nova geração de políticos.

A participação do Programa Interlegis foi sobre a campanha que está sendo desenvolvida desde o ano passado, mas que agora vai contar com o reforço da FENALEGIS, a fim de atingir a inclusão digital de 100% das Câmaras Municipais. Atualmente, cerca de metade delas não tem presença na internet. Com isso, estão descumprindo a legislação e se mantendo distantes do cidadão, como frisou Francisco Biondo em sua palestra.

Biondo também analisou o conceito de transparência na legislação brasileira (Lei de Responsabilidade Fiscal e seus complementos, Lei de Acesso à Informação) e apresentou a Solução Web Interlegis, um pacote de ações que inclui: o Portal Modelo para internet, a hospedagem do site no datacenter do Interlegis, a adoção do domínio .leg e o treinamento para os servidores.

Ele explicou ainda os caminhos e procedimentos que devem ser adotados e as vantagens e benefícios dos produtos e serviços Interlegis, que são gratuitos, voltados para o público do Legislativo, e de fácil acesso.