Assembleia do Rio Grande do Norte busca modernização com o Interlegis

Nova mesa diretora quer choque de gestão; SAPL deve ser o primeiro a ser adotado

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está promovendo um choque de gestão nos trabalhos da Casa, para reduzir custos e adotar soluções mais modernas. Por isso, enviou dois servidores – Mário Sérgio, da área de Tecnologia da Informação, e Carlos Russo, diretor do Instituto do Legislativo Potiguar – para discutir com os técnicos do Interlegis uma parceria que inclua os produtos tecnológicos que são oferecidos gratuitamente pelo Programa, além de ações de capacitação.

Segundo Carlos Russo, também responsável pelo planejamento estratégico da Assembleia, a gestão do processo legislativo ainda é manual. Por isso, uma das prioridades é a adoção do Sistema de Apoio do Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todos os procedimentos internos da Casa.

Mário Sérgio esclareceu que a Assembleia dispõe de um portal na internet, mas ele foi contratado e está hospedado em uma empresa privada. A ideia é migrar para o Portal Modelo, que não implica nenhum custo. “Trata-se de uma solução gratuita, de excelente qualidade e que garante a transparência para os trabalhos da Assembleia”, defendeu Telma Venturelli, da Coordenação de Planejamento e Fomento do Programa Interlegis.

João Henrique Gouveia, Vitor Choi e Sesóstris Vieira, todos da área de TI do Interlegis, fizeram uma apresentação das questões técnicas e de como a instalação dos produtos e serviços pode ser feita, inclusive a plataforma de ensino a distância – outro ponto de interesse da ALRN.

Margarete de Oliveira, do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais, explicou quais os procedimentos burocráticos que devem ser adotados a partir de agora, para que a parceria entre a Assembleia e o Programa Interlegis seja retomada e para que, no futuro, possam ser realizadas oficinas de treinamento para os servidores.