Araguatins (TO) quer reunir todas as Câmaras da região do Bico do Papagaio em eventos Interlegis

Encontro e oficinas devem ocorrer em junho. Acertos finais estão sendo feitos

O presidente da Câmara Municipal de Araguatins (TO), Jairo Ribeiro, esteve nesta quarta-feira na sede do Interlegis para acertar detalhes da realização dos eventos relativos ao Programa na sua cidade. A ideia é reunir em junho mais de vinte Câmaras da região conhecida como Bico do Papagaio, que abrange também municípios do Pará, além de Tocantins, para o Encontro Interlegis e uma semana de treinamento nos produtos tecnológicos que são oferecidos pelo Programa.

Jairo Ribeiro esteve com a equipe da Coordenação de Planejamento e Fomento, que organiza os eventos desta natureza, e com o chefe de gabinete da Primeira Secretaria do Senado, Fernando Pereira Damasceno. O senador Vicentinho Alves (PR-TO), Primeiro Secretário, a quem está vinculado o Interlegis/ILB, tem tido especial empenho na realização deste conjunto de ações de modernização para o Legislativo municipal tocantinense.

Serão pelo menos três cidades-polo contempladas com as oficinas de treinamento, a fim de que todo o Tocantins seja atendido. Segundo Fernando Damasceno, as oficinas e o Encontro em Araguatins já foram autorizados pelo Primeiro Secretário, faltando apenas o acerto final quanto às datas e local.

O Encontro tem caráter mais político, com palestras e debate de temas como a reforma política. Já as oficinas são de treinamento prático para os servidores das Câmaras, a fim de que estejam aptos a usar as ferramentas Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Ambas são disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis e dão às Câmaras as condições necessárias para o cumprimento da legislação de transparência e acesso à informação, além de interação com a comunidade.

O presidente da Câmara estava acompanhado dos vereadores Sérgio Gomes, Leocy Mota e Darlan Pernambucano. Eles teriam ainda audiência com o senador Vicentinho Alves e com deputados da bancada tocantinense, além de compromissos fora do Congresso.