Interlegis forma multiplicadores para implantar Portal Modelo nas Câmaras

Oficina acontece em Brasília durante toda esta semana

No segundo dia da oficina para multiplicadores, os usuários conheceram a estrutura e a funcionalidade do Portal Modelo e do seu projeto. O portal permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Durante a oficina, os participantes estão aprendendo como implantar e utilizar o Portal Modelo.

A aula foi ministrada pelo analista de sistemas da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN), Jean Ferri, um dos responsáveis pela criação do Portal Modelo. Segundo ele, “O Portal é uma ferramenta que acabou de ser liberada, ela ainda está em desenvolvimento. Então mostramos como está o andamento, o que precisa ser feito além da estrutura base que envolve o portal e suas funcionalidades”.

A Oficina acontece até o dia 14 de novembro, com o objetivo de capacitar novos “professores”, para que eles possam também dar o treinamento e fazer a implantação do Portal Modelo nas Casas Legislativas dos municípios próximos aos seus.

O treinamento teve inicio na segunda-feira, 10/11 com uma extensa aula deTelma Venturelli, servidora da Coordenação de Planejamento e Fomento que apresentou técnicas de ensino e aspectos pedagógicos que irão auxiliar os novos multiplicadores na sua tarefa. Telma explicou que o objetivo da aula foi ensinar mecanismos para “melhorar a interação e o processo de comunicação entre professor e aluno, a fim de incrementar ainda mais a eficiência das oficinas”.

Quinze servidores vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Rio de janeiro, Piauí, Paraíba, Maranhão e Santa Catarina estão sendo treinados.

A oficina é resultado de uma meta estabelecida pelo Programa de apresentar às cerca de 2800 câmaras municipais espalhadas em todo o país que não têm presença na internet a possibilidade de corrigirem esta situação que as coloca em descumprindo com as exigências das leis de Acesso à Informação e da Transparência. Para isso, a "Oficina de Multiplicadores” pretende formar  “professores” que possam disseminar as vantagens da ferramenta nos seus municípios.

Os participantes da oficina precisaram atender certos requisitos como ter noções de gerenciamento de conteúdo ou customização de Portal Modelo (qualquer versão) ou de outro CMS (Joomla, Drupal, Wordpress, etc.).

Saiba mais sobre a oficina em http://www.interlegis.leg.br/noticias/2014/10/para-atingir-mais-camaras-sem-site-na-internet-interlegis-forma-multiplicadores

José Luiz Lacowicz
José Luiz Lacowicz disse:
11/11/2014 15h30
Mais o Estado de Santa Catarina
deborasb
deborasb disse:
12/11/2014 14h27
Obrigada, José Luiz. A informação foi devidamente corrigida.
Comentários foram desativados.