Interlegis forma multiplicadores para ensinar a implantar Portal Modelo

Durante uma semana, oficina treinou técnicos de sete Estados, que vão multiplicar o conhecimento

Terminou nesta sexta-feira, 14/11, a primeira oficina Interlegis para formar “multiplicadores”, que vão atuar nos seus Estados ajudando Câmaras Municipais a terem o seu portal na internet. Na prática, eles vão funcionar como professores de outros técnicos e servidores de casas legislativas que queiram implantar o Portal Modelo, a ferramenta desenvolvida pelo Interlegis para que elas tenham, sem custos, o seu próprio site.

Este foi um modelo especial de treinamento, pois os interessados deveriam, necessariamente, ter o domínio de alguns conteúdos de internet e tecnologia da informação. Segundo o analista de sistemas da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN), Jean Ferri, um dos responsáveis pela criação do Portal Modelo e instrutor da oficina, a experiência foi muito positiva. “Eles ficaram empolgados, pois a nova versão do Portal Modelo é mais fácil, tem mais recursos e estes são mais simples; eles saíram aptos a repassar o conhecimento adquirido”.

Os participantes também aprovaram. Adriana Chavez é responsável pela a área de tecnologia da informação da Câmara Municipal de Piraí (RJ) e segundo ela,  foi “ importante para as Casas Legislativas a participação dessa primeira oficina do Portal Modelo 3; a gente criou um grupo forte para multiplicar  isso nas nossas cidades”.

James Medeiros, consultor da Assembleia Legislativa do Piauí, avalia que “a oficina do Portal Modelo foi muito boa, por que a gente se atualizou no novo sistema e vamos conseguir multiplicar o que aprendemos, fazendo oficinas para as Câmaras da nossa Região”.

Para José Luiz Lacowicz, responsável pela área de informática da Câmara de Canoinha (SC), “a oficina mostrou toda a potencialidade do Portal Modelo 3, uma ferramenta  excelente, que vai ajudar muito tanto o Município de Canoinha, quanto outros municípios catarinenses”. Segundo ele, seria difícil encontrar um Portal melhor para a Internet, “fácil de usar e bastante poderoso”.

Além do treinamento em Portal Modelo, os participantes da oficina ainda viram uma apresentação da nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, feita por Cláudio Morale, também da Coordenação de Tecnologia do Programa Interlegis.