Diretora do BID vê balanço dos 17 anos do Programa Interlegis

Nuria Simo, do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, elogia impacto na comunidade

Nuria Simo,  gerente geral e chefe de informática  do Departamento de TI do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), mostrou-se impressionada com o alcance do Programa Interlegis em todo o Brasil. Acompanhada de Cláudia Veiga, especialista em operações do BID, ela assistiu a um balanço dos 17 anos de atividades do Programa, feito pelos coordenadores Armando Nascimento (Planejamento e Fomento) e João Henrique Gouveia (Tecnologia da Informação).

A diretora-executiva do Interlegis/ILB deu as boas vindas a elas e falou sobre o pioneirismo do Programa e do seu objetivo mais recente de diminuir a exclusão digital das Câmaras Municipais, que atinge a metade delas em todo o país.

Como o convênio com o BID, parceiro que financiou parte dos investimentos no Interlegis, termina no final deste ano, diretores da instituição estão analisando os resultados apresentados. “É muito gratificante ver que a luta deu certo; o impacto do Programa em todo o Brasil é muito grande e importante”, disse Cláudia Veiga, que acompanhou o início das negociações quando ainda estava na Secretaria de Assuntos Internacionais do governo federal.

Segundo Armando Nascimento, apesar de o contrato terminar em dezembro, o Programa continua, pois já tem recursos assegurados no orçamento do Senado. As representantes do BID fizeram perguntas exatamente sobre a sustentabilidade do Programa sem o aporte do Banco. “Alguns projetos ainda estão no meio, disse Nascimento, mas estamos orgulhosos em apresentar os resultados acordados”.

Da apresentação, constou o histórico, a evolução, as áreas de atuação, os pilares conceituais e exemplos concretos da atuação do Interlegis.  Um deles aconteceu ao vivo: por meio da videoconferência, o diretor de infraestrutura tecnológica da TV Câmara, Luís Flávio Menezes, deu um depoimento sobre a atuação conjunta das tevês legislativas durante as eleições.

“Este foi um efeito colateral benéfico, não previsto no projeto original”, ponderou Nuria Simo, sempre admirada com as dificuldades enfrentadas para atingir pontos tão distintos num país com a extensão e as diferenças do Brasil. Ela mostrou especial interesse nos produtos tecnológicos e fez várias perguntas sobre a segurança dos sistemas. As respostas foram dadas por João Henrique Gouveia, que também teve a oportunidade de mostrar vários deles em funcionamento.

Ao final, Nuria Simo se disse satisfeita com os resultados apresentados pelo Programa e com o retorno que ele vem obtendo junto aos parlamentares, às casas legislativas e aos cidadãos.