Procurador da Câmara de Cafeara vem a Brasília em busca de treinamento

A Câmara irá substituir o atual portal, pago, pelo Portal Modelo.

Leonardo Fregonesi de Moraes, procurador da Câmara Municipal de Cafeara (PR),  cidade com aproximadamente 3000 habitantes no norte do Paraná, veio ao Interlegis na manhã dessa segunda-feira empenhado em aprender a utilizar o Portal Modelo e colocá-lo em funcionamento imediatamente na Câmara.

Em Cafeara, o portal atual é operado e mantido por uma empresa terceirizada. Assim que recebeu meses atrás ofício do Interlegis oferecendo gratuitamente o SoluçãoWeb, que disponibiliza sem custo algum portal para as casas legislativas, Leonardo sugeriu que a Câmara solicitasse de imediato o pacote. A adesão foi realizada em setembro.

Como a Câmara está impossibilitada de destacar um servidor para fazer treinamento este ano, Leonardo decidiu ele mesmo vir à Brasília para receber algumas orientações básicas para o uso do portal. Leonardo contou ao servidor Janary Nunes, da Coordenação de Planejamento e Fomento, que o recebeu, que pouco tempo depois que a Câmara recebeeu o ofício, participando de um encontro de procuradores do Estado, Leonardo ouviu do representante da câmara municipal de Telêmaco Borba um depoimento favorável sobre os produtos de tecnologia disponibilizados pelo Interlegis. Ele disse ter ficado especialmente empolgado com a confirmação de que eles são de fácil manuseio e grandemente úteis para a realização dos trabalhos administrativos e fluidez do processo legislativo.

Leonardo afirmou que “a falta de transparência nos portais compromete a legitimidade do Poder (Legislativo), porque as pessoas não sabem o que está acontecendo”. Explicou então que a sua expectativa é a de que, com a praticidade do portal modelo, seja possível “alcançar mais agilidade na disponibilização das informações da Câmara e atrair a atenção da comunidade para os trabalhos que ali são realizados", ele sugeriu também que isto poderá ampliar o desejo da comunidade de participar mais ativamente do processo democrático.

Em breve, o Interlegis irá disponibilizar um tutorial sobre o Portal Modelo. Leonardo receberá um rápido treinamento para uso do portal nessa quinta-feira e no início de 2015, um servidor da Câmara será devidamente treinado em uma das oficinas oferecidas pelo Interlegis.