Universidade da Califórnia assina memorando de entendimento com o Senado

Aproximação vai permitir que servidores estudem no campus de Davis e troca de experiências acadêmicas

O pró-reitor da Universidade da Califórnia (campus de Davis), Ralph Hexter, apresentou na tarde desta quinta-feira, para um auditório lotado no prédio do Interlegis, os principais programas da instituição que dirige e assinou um documento de parceria e intercâmbio com o Senado. As partes vão, a partir de agora, detalhar como se dará esta aproximação e de que maneira os servidores do Senado poderão participar.

Segundo Ralph Hexter, o campus de Davis da Universidade da Califórnia já é um dos principais receptores de estudantes brasileiros nos Estados Unidos. Atualmente, existem cerca de 100 deles, da graduação ao pós-doutorado, estudando lá, somente no âmbito do programa Brasil Sem Fronteiras. Ele falou das diversas áreas de conhecimento que a Universidade oferece, mas disse que também pode haver a “customização” de cursos voltados especificamente para os interesses do Senado, da mesma forma com que, há anos, é feito com a Petrobras.

O professor falou um pouco da história e da estrutura da Universidade da Califórnia, que possui 10 campi, dois dos quais em Davis, perto da capital Sacramento – de vocação histórica para a economia agrícola – e do Vale do Silício, voltado para a alta tecnologia. Possui mais de 34 mil alunos, quatro mil professores, 17 mil funcionários, 99 cursos de graduação, hospitais e orçamento de US$ 700 milhões para pesquisa.

Dentro dos compromissos estratégicos da Universidade para o período que vai até 2020, está o de ampliar o número de estudantes estrangeiros, como parte do compromisso com as questões globais. Ele citou algumas parcerias já em curso com o Brasil, com instituições e universidades, como a Capes, a Embrapa, o CNPq, UnB, USP, PUC Rio e Bahia. Mais de cinquenta professores e alguns alunos da Universidade também têm vínculos com o Brasil no momento.

“Existem muitas oportunidades para os servidores do Senado, em diversas áreas e com diversos tipos de certificação e será uma satisfação fortalecer esta amizade e esta parceria” – disse o pró-reitor.

Expectativa no Senado

O diretor-adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro, o órgão de capacitação do Senado, Daniel Habib, saudou a parceria, “na construção de uma globalização mais humana”. No mesmo caminho, o advogado-geral do Senado, Rômulo do Amaral, se disse empolgado com a aproximação entre as duas instituições. “O que justifica o investimento é o aprimoramento do servidor pelos serviços que ele presta à sociedade”, afirmou.

Também o consultor-geral legislativo do Senado, Paulo Mohn, parabenizou pela oportunidade que se abre tanto para o servidor, quanto para a instituição. A professora Flávia Santinoni Vera, uma das responsáveis pelas tratativas para o convênio – e ela própria pós-graduada na Universidade da Califórnia – disse, para encerrar o evento, que a motivação agora tem que partir de todos os envolvidos. “É um esforço de todos para facilitar um intercâmbio que não é apenas acadêmico, mas uma experiência de vida”.

O convênio foi assinado, da parte do Senado, pelo diretor-geral Luís Fernando Bandeira de Melo, e pelo pró-reitor Ralph Hexter pela Universidade da Califórnia. Caberá à diretoria-geral, com o apoio de outras áreas envolvidas, dar sequência ao protocolo de entendimento.