Capacitação do Programa Interlegis reuniu 36 câmaras em Caçapava do Sul (RS)

Tecnologia e modelos de gestão foram tema de curso promovido pelo Senado Federal

As informações são da Câmara Municipal de Caçapava do Sul

Na sexta-feira, 17 de outubro, aconteceu o encerramento das oficinas do Interlegis em Caçapava do Sul. Foram cinco dias de estudos voltados ao sistema de informatização dos legislativos. O curso foi destinado aos servidores de câmaras, a fim de realizar uma especialização conforme o padrão do Senado Federal, ampliando os canais de transparência e também agilizando a tramitação interna de documentos e ações das Câmaras.

Devido ao sistema de informatização avançada aplicada na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, o legislativo municipal é considerado um polo multiplicador e a metodologia interna aplicada é utilizada como modelo para outras câmaras que estão em processo de aplicação e modernização de seus sistemas.

Com o objetivo de atender a demanda das Câmaras do Estado para implantação e utilização de duas ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo interno da casa.

Ao todo, 64 pessoas de 36 câmaras de todo o sul do país participaram da capacitação. Para o presidente da câmara de Rio Pardo, a sistemática aplicada durante o curso permite que os servidores dos legislativos garantam mais agilidade e transparência. “O sistema Interlegis é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das câmaras”, considera.

O curso contou com a participação de quatro consultores do Senado Federal, Higino Vieira, Telma Venturelli, Rodrigo Luz, Claudio Oliveira. Para Rodrigo Luz, a turma se mostrou muito aplicada e interessada em modernizar seus sistemas. “Além da participação expressiva, a turma contribuiu bastante para uma troca de conhecimentos e experiências”, afirma.

“A Câmara de Caçapava organizou esta capacitação para os legislativos de várias cidades do Estado, além de cidades do Paraná e Santa Catariana, mostrando a capacidade de gerenciar um curso deste porte, ministrado pelos técnicos do Senado Federal, e segundo relatos feitos pelos visitantes, todos saíram daqui com uma ótima impressão de Caçapava do Sul. A Mesa Diretora da Casa e seus colaboradores estão de parabéns pelo ótimo trabalho que fizeram para tornar nossa cidade um polo de multiplicação tecnológica para as Câmaras de Vereadores da região Sul do Brasil”, avalia o prefeito Otomar Vivian.

Já o diretor da Câmara de Caçapava, Eriton Talarico, comentou sobre o sistema de informatização nas Câmaras de Vereadores “O intuito é trabalhar com sistemáticas tecnológicas voltadas à informação e comunicação facilitando a relação governo-cidadão, principalmente no que se refere ao aperfeiçoamento da gestão administrativa pública e à transparência na relação entre poder público e sociedade civil”, considera.

Nas horas vagas, a equipe da Câmara de Vereadores buscou apresentar o município e seus atrativos aos profissionais do sul do país, na noite de terça-feira, o Ponto de Cultura realizou uma mostra de artesanato e também uma apresentação com os alunos da oficina de violão, também foi possível conhecer os produtos desenvolvidos na cidade, e conhecer os principais pontos turísticos e históricos da cidade.

“Ficamos muito orgulhosos em receber este curso na Câmara de Caçapava, fizemos um trabalho intenso convidando diversas casas do Estado e tivemos retorno, com 36 legislativos participantes, considerado pelos instrutores o maior curso já realizado no Brasil. Nós não medimos esforços para que os alunos tivessem um bom aproveitamento e também pudessem conhecer a cidade. Fizemos um trabalho intenso focado na integração e informatização dos Legislativos do Estado”, afirma o presidente da Câmara de Caçapava do Sul, Peter Linhares.

“Gostaria de salientar ainda que todo este processo teve início com o vereador José Sidnei Menezes - Pirola, que assinou o termo de compromisso no ano passado, e, em 2014, conseguimos então dar sequência a este trabalho e realizar este seminário. Já estamos trabalhando para enviar a documentação necessária para o Interlegis, e acredito que em cerca de 20 dias o sistema possa estar disponível para utilização na Câmara de Caçapava do Sul”, explica Linhares.

Para o futuro, o presidente da Câmara afirma que já está em tratativa para realizar no próximo ano um novo seminário, desta vez na área Legislativa, para a revisão e reformulação da Lei Orgânica e do Regimento Interno, onde o da Câmara é de 1992. “Estamos analisando a possibilidade de criar uma escola Legislativa, com cursos à distância, e estudando a possibilidade de fazer um convênio com o Executivo para possibilitar a participação nestes curso”, comenta.

No final de seu pronunciamento, Linhares agradeceu a toda equipe de servidores da casa e também a direção do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro e do Colégio Coeducar, que foram parceiros para o desenvolvimento do curso.

Renato Silveira da Rosa
Renato Silveira da Rosa disse:
24/10/2014 13h58
Muito bom saber que a gestão pública está se modernizando, parabéns pelo programa e pela excelente matéria.
lborges
lborges disse:
11/11/2014 10h26
Nós é que temos que agradecer pelo reconhecimento, Renato. Obrigada, em nome de toda a equipe.
Letícia Borges
Serviço de Informação e Divulgação - ILB/Interlegis
Comentários foram desativados.