Caçapava do Sul sedia treinamento para servidores de câmaras municipais

Aumenta a participação: já são 34 Câmaras da região participando da oficina Interlegis

As informações são da Câmara Municipal de Caçapava do Sul:

 

O Programa Interlegis do Senado Federal está promovendo uma oficina de treinamento de portal modelo para internet e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. O curso é presencial, gratuito e destinado a funcionários de Câmaras Municipais do Estado.

 

A abertura oficial das oficinas aconteceu na segunda-feira, dia 13 de outubro e o curso se estende até sexta-feira, dia 17. Quatro servidores do Senado Federal estão em Caçapava do Sul, ministrando as oficinas de tecnologia para servidores de 31 câmaras municipais. A abertura contou com a presença do prefeito Otomar Vivian,o  presidente da Câmara, Peter Linhares, o diretor do Legislativo caçapavano, Eriton Talarico, a vereadora Lourdes Sprenger representando o Poder Legislativo Portoalegrense, os instrutores: Higino Vieira, Telma Venturelli, Rodrigo Luz, Claudio Oliveira e também servidores de câmaras de toda a região sul do País.

O objetivo é atender à demanda das Câmaras da região para implantação e utilização dessas duas ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo interno da casa. O treinamento é divido em duas etapas: de 13 a 15 até às 12 horas, o treinamento é voltado para o Portal Modelo. Do dia 15 às 13 h até dia 31 às 17 h, é dedicado ao SAPL.

 

Os instrutores do Senador Federal estão capacitando os servidores para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas e também o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Já o portal modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .leg.br. O mesmo aplica-se também ao SAPL. O Portal Modelo será oferecido às Câmaras que ainda não tem site, podendo assim, cumprir as exigências do Tribunal do Contas do Estado, em relação a transparência dos Legislativos.