Outubro

10

ILB faz nova oferta de cursos de EaD com tutoria

São 11 temas, todos de interesse da comunidade legislativa

A Coordenação de Ensino a Distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) está lançando, a partir do dia 8/10, novas ofertas de cursos a distância, com tutoria. São onze temas de interesse da comunidade legislativa: servidores do Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunais de Contas, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Escolas do Legislativo.

Em função de serem duas ofertas juntas, o número de vagas por curso dobrou: serão 240, preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das pré-matrículas. Os servidores do Senado têm prioridade. A pré-matrícula deverá ser feita no período de 8 a 14/10 e as aulas começam no dia 21/10.

No final de julho, o ILB registrou a marca de 100 mil matrículas em apenas 6 meses, incluindo os cursos sem tutoria. A qualidade e a escolha dos temas são um atrativo para esta modalidade de ensino. Novos cursos estão sendo desenvolvidos, entre eles, o de tendências contemporâneas do orçamento público, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo.

Os professores são selecionados entre servidores efetivos e comissionados do Senado. Todos têm especialização, mestrado ou doutorado em diversas áreas de conhecimento.

Os cursos oferecidos serão:

-        Administração Pública Descritiva

-        Direito Eleitoral

-        Fundamentos da Ciência Econômica

-        Gestão do Conhecimento Legislativo

-        Licitação e Contratos Administrativos

-        Novo Acordo Ortográfico – Teoria e Prática

-        Orçamento Público Avançado

-        Organização de Gabinete Parlamentar

-        Redação e Técnica Legislativa

-        Siga Brasil – Sistema de Informação da Execução Orçamentária

-        Técnicas em didática para EAD

 

Saiba mais sobre o curso do seu interesse em www.senado.leg.br/EAD ou tire suas dúvidas pelo e-mail ilbead@senado.leg.br

Telefone: (61) 3303 – 2712

Associação de Câmaras e Vereadores de Santa Catarina reforça parceria com Interlegis

AVEVI vai ajudar a divulgar Solução Web

O vereador Giovanni Tonet, novo presidente da Associação das Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), em Santa Catarina, quer reforçar a parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) que, por meio do Programa Interlegis, já realizou uma série de ações conjuntas com a entidade. O objetivo da AVEVI é, sobretudo, “propiciar formação aos legisladores municipais e aos quadros funcionais que compõem as câmaras municipais”, conforme ofício dirigido à diretora-executiva do ILB, Elga Lopes.

Em conversa com o Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, Francisco Biondo, Giovanni Tonnet também se dispôs a colaborar com a campanha lançada pelo Interlegis para tentar acabar com a exclusão digital do Legislativo municipal. A Solução Web é um pacote de produtos e serviços para que as Câmaras possam criar seus portais na internet de maneira simples, rápida e gratuita.

Vereador na cidade de Massaranduba, cidade no norte catarinense, Tonnet defende a necessidade de estimular e aprofundar a presença do Programa Interlegis junto às Câmaras pelos benefícios que isso traz. “As Câmaras são muito carentes e o Interlegis oferece produtos e serviços muito úteis e que são gratuitos”, disse ele.

Para Francisco Biondo, a parceria com a AVEVI é muito importante pelo potencial de agregação que a entidade possui na região. Quanto aos cursos presenciais e às oficinas solicitadas pelo presidente da Associação, Biondo explicou que, no momento, há dificuldades operacionais para a sua realização. Ele sugeriu que no início do próximo ano, depois de eleita a nova Mesa Diretora do Senado, a AVEVI envie correspondência ao ILB fazendo a sua solicitação.

A AVEVI, conforme lembrou Giovanni Tonet, tem um braço voltado à formação dos seus quadros e associados, a Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, que já tem três anos e se dedica a “propagar as boas práticas legislativas em âmbito regional”. A Escola já possui protocolo de intenções assinado com o Interlegis.

 

Sobre a Solução Web

 

O pacote inclui os serviços tecnológicos desenvolvidos dentro do Programa Interlegis: Portal Modelo, a ferramenta no qual o site será desenvolvido e disponibilizado para a câmara que irá fazer sua atualização e até customização; Hospedagem no datacenter do Interlegis, para evitar despesas com equipamento e manutenção; e Domínio .leg.br, que identifica imediatamente um endereço legislativo na internet.

 

Saiba mais clicando em: www.interlegis.leg.br/solucaoweb

 

Caçapava do Sul sedia treinamento para servidores de câmaras municipais

Aumenta a participação: já são 34 Câmaras da região participando da oficina Interlegis

As informações são da Câmara Municipal de Caçapava do Sul:

 

O Programa Interlegis do Senado Federal está promovendo uma oficina de treinamento de portal modelo para internet e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. O curso é presencial, gratuito e destinado a funcionários de Câmaras Municipais do Estado.

 

A abertura oficial das oficinas aconteceu na segunda-feira, dia 13 de outubro e o curso se estende até sexta-feira, dia 17. Quatro servidores do Senado Federal estão em Caçapava do Sul, ministrando as oficinas de tecnologia para servidores de 31 câmaras municipais. A abertura contou com a presença do prefeito Otomar Vivian,o  presidente da Câmara, Peter Linhares, o diretor do Legislativo caçapavano, Eriton Talarico, a vereadora Lourdes Sprenger representando o Poder Legislativo Portoalegrense, os instrutores: Higino Vieira, Telma Venturelli, Rodrigo Luz, Claudio Oliveira e também servidores de câmaras de toda a região sul do País.

O objetivo é atender à demanda das Câmaras da região para implantação e utilização dessas duas ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo interno da casa. O treinamento é divido em duas etapas: de 13 a 15 até às 12 horas, o treinamento é voltado para o Portal Modelo. Do dia 15 às 13 h até dia 31 às 17 h, é dedicado ao SAPL.

 

Os instrutores do Senador Federal estão capacitando os servidores para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas e também o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Já o portal modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara. Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .leg.br. O mesmo aplica-se também ao SAPL. O Portal Modelo será oferecido às Câmaras que ainda não tem site, podendo assim, cumprir as exigências do Tribunal do Contas do Estado, em relação a transparência dos Legislativos.

Cursos a distância do ILB estão disponíveis para todo o país

Com ou sem tutoria, os cursos são todos gratuitos

Matéria publicada pela Agência Senado em 14/10/2014

 

Pessoas de todo o país podem se beneficiar do programa de educação a distância do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal. Atualmente, mais de 150 mil pessoas estão inscritas nos cursos a distância do ILB. Com ou sem tutoria, os cursos são todos gratuitos.

De acordo com a coordenadora de Educação a Distância do ILB, Simone Dourado, os cursos sem tutoria são abertos a qualquer pessoa e têm matrículas disponíveis de janeiro a dezembro. Os cursos com tutoria, por sua vez, são prioritários para servidores do Legislativo federal, mas também se destinam a profissionais de órgãos conveniados, como assembleias legislativas e ministérios, entre outros.

— Nesse momento, nós temos 11 cursos com tutoria na fase de pré-matrícula — afirma Simone. Entre eles, estão os cursos de Administração Pública Descritiva, Direito Eleitoral, Fundamentos da Ciência Econômica, Organização de Gabinete Parlamentar e Orçamento Público Avançado.

Segundo a coordenadora, dos 23 cursos sem tutoria oferecidos, o mais procurado é o de Introdução ao Direito Constitucional. Também são muito buscados os de Ética na Administração Pública, Excelência no Atendimento e Processo Legislativo Federal.

Entre 2009 e 2013, 500 mil pessoas se matricularam nos cursos a distância do ILB. De acordo com Simone, os cursos têm um índice de evasão de 30%, considerado "razoável".

— Essa taxa é a mesma que a de outros cursos pagos, inclusive. A gente sabe que é preciso disciplina e organização do tempo para o aluno de educação a distância — afirmou a coordenadora.

O aluno que não conclui o curso fica por 30 dias impedido de se matricular em outro. Simone explica que essa é uma forma de valorizar os cursos oferecidos, que apresentam conteúdo de qualidade.

— Os nossos conteudistas possuem mestrado e doutorado, é o pessoal da Casa, que tem muito conhecimento. São cursos de qualidade — ressalta ela.

Para se matricular, o interessado precisa apenas se inscrever na Plataforma Saberes, encontrada na página de Educação a Distância do ILB. Ao clicar no curso escolhido, o aluno que não for cadastrado será automaticamente redirecionado ao site para fazer o cadastro. Os interessados podem fazer dois cursos sem tutoria ao mesmo tempo e apenas um curso com tutoria de cada vez.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Para atingir mais Câmaras sem site na internet, Interlegis forma multiplicadores

Oficina vai treinar interessados em implantar o Portal Modelo de 10 a 14 de novembro

Chegar a cerca de 2800 Câmaras Municipais espalhadas em todo o país e dar a elas os meios necessários para que passem a ter presença na internet não é uma tarefa fácil. O Programa Interlegis tem feito oficinas em vários Estados e em Brasília para treinar e implantar a ferramenta Portal Modelo, voltadas para servidores de Câmaras municipais.

 

Este esforço, porém, precisa ser ampliado – até porque estas casas estão descumprindo as exigências das leis de Acesso à Informação e da Transparência. E, para isso, a ideia é lançar mão do que se convencionou chamar de “multiplicadores”. Ou seja: os instrutores do Programa vão formar novos “professores”, que possam multiplicar esta ação nos seus municípios.

 

A “Oficina Interlegis – Multiplicadores” vai durar uma semana, de 10 a 14 de novembro na sede do Interlegis em Brasília, e será dividida em duas partes. No primeiro dia, será dedicada a dar instrumentos didático-pedagógicos de ensino a serem utilizados quando os multiplicadores estiverem exercendo a sua função.

 

A abordagem será teórica e prática, e vai de técnicas de impostação de voz a elaboração de planos de aula e estratégias didáticas para adequar o conteúdo ao público, entre outros objetivos. Quem estará à frente desta etapa será Telma Venturelli, especialista do Interlegis.

 

Os quatro dias seguintes serão dedicados às questões de caráter técnico, a cargo do analista de sistemas Jean Ferri, um dos responsáveis pela criação do Portal Modelo, a ferramenta desenvolvida pelo Programa Interlegis para as casas legislativas, e de sua nova versão.

 

O Portal Modelo vem pronto para uso, personalização e inserção de conteúdo. Mas, para o caso de quem quer se habilitar a ser um multiplicador, existem certos requisitos. É preciso ter, por exemplo, noções de gerenciamento de conteúdo ou customização de Portal Modelo (qualquer versão) ou de outro CMS (Joomla, Drupal, Wordpress, etc.).

 

O número de participantes é limitado, apenas 15 dada a necessidade de aprofundamento que a oficina requer. Para se inscrever, acesse: http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/10/oficina-de-multiplicadores-de-portal-modelo

 

Importância para a transparência

 

“Este trabalho é de importância fundamental não apenas para as casas legislativas, mas para a democracia”, diz o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo. O levantamento da equipe do Programa, concluindo que metade das Câmaras do país não tem portal na internet, mostra uma realidade trágica, acrescenta.

 

Por isso, o Interlegis vem desenvolvendo uma série de ações, incluindo o pacote chamado Solução Web Interlegis (www.interlegis.leg.br/solucaoweb),para tentar atingir este universo e reverter este quadro, explica Biondo. A intenção, com os multiplicadores é ampliar a equipe que está empenhada em levar mais transparência a estas casas legislativas.

 

É um trabalho voluntário, ressalta o coordenador. Mas ele chama a atenção para o alcance de uma medida como esta, o de ajudar estas casas a cumprirem a legislação e a dar ao cidadão a necessária transparência. Ao mesmo tempo, uma pessoa que concluir este treinamento, estará apta não só a implantar, como a dar o suporte às Câmaras, o que, sem dúvida, abre um campo de trabalho extraordinário, conclui Francisco Biondo.

 

 

 

Capacitação do Programa Interlegis reuniu 36 câmaras em Caçapava do Sul (RS)

Tecnologia e modelos de gestão foram tema de curso promovido pelo Senado Federal

As informações são da Câmara Municipal de Caçapava do Sul

Na sexta-feira, 17 de outubro, aconteceu o encerramento das oficinas do Interlegis em Caçapava do Sul. Foram cinco dias de estudos voltados ao sistema de informatização dos legislativos. O curso foi destinado aos servidores de câmaras, a fim de realizar uma especialização conforme o padrão do Senado Federal, ampliando os canais de transparência e também agilizando a tramitação interna de documentos e ações das Câmaras.

Devido ao sistema de informatização avançada aplicada na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, o legislativo municipal é considerado um polo multiplicador e a metodologia interna aplicada é utilizada como modelo para outras câmaras que estão em processo de aplicação e modernização de seus sistemas.

Com o objetivo de atender a demanda das Câmaras do Estado para implantação e utilização de duas ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis: o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo interno da casa.

Ao todo, 64 pessoas de 36 câmaras de todo o sul do país participaram da capacitação. Para o presidente da câmara de Rio Pardo, a sistemática aplicada durante o curso permite que os servidores dos legislativos garantam mais agilidade e transparência. “O sistema Interlegis é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das câmaras”, considera.

O curso contou com a participação de quatro consultores do Senado Federal, Higino Vieira, Telma Venturelli, Rodrigo Luz, Claudio Oliveira. Para Rodrigo Luz, a turma se mostrou muito aplicada e interessada em modernizar seus sistemas. “Além da participação expressiva, a turma contribuiu bastante para uma troca de conhecimentos e experiências”, afirma.

“A Câmara de Caçapava organizou esta capacitação para os legislativos de várias cidades do Estado, além de cidades do Paraná e Santa Catariana, mostrando a capacidade de gerenciar um curso deste porte, ministrado pelos técnicos do Senado Federal, e segundo relatos feitos pelos visitantes, todos saíram daqui com uma ótima impressão de Caçapava do Sul. A Mesa Diretora da Casa e seus colaboradores estão de parabéns pelo ótimo trabalho que fizeram para tornar nossa cidade um polo de multiplicação tecnológica para as Câmaras de Vereadores da região Sul do Brasil”, avalia o prefeito Otomar Vivian.

Já o diretor da Câmara de Caçapava, Eriton Talarico, comentou sobre o sistema de informatização nas Câmaras de Vereadores “O intuito é trabalhar com sistemáticas tecnológicas voltadas à informação e comunicação facilitando a relação governo-cidadão, principalmente no que se refere ao aperfeiçoamento da gestão administrativa pública e à transparência na relação entre poder público e sociedade civil”, considera.

Nas horas vagas, a equipe da Câmara de Vereadores buscou apresentar o município e seus atrativos aos profissionais do sul do país, na noite de terça-feira, o Ponto de Cultura realizou uma mostra de artesanato e também uma apresentação com os alunos da oficina de violão, também foi possível conhecer os produtos desenvolvidos na cidade, e conhecer os principais pontos turísticos e históricos da cidade.

“Ficamos muito orgulhosos em receber este curso na Câmara de Caçapava, fizemos um trabalho intenso convidando diversas casas do Estado e tivemos retorno, com 36 legislativos participantes, considerado pelos instrutores o maior curso já realizado no Brasil. Nós não medimos esforços para que os alunos tivessem um bom aproveitamento e também pudessem conhecer a cidade. Fizemos um trabalho intenso focado na integração e informatização dos Legislativos do Estado”, afirma o presidente da Câmara de Caçapava do Sul, Peter Linhares.

“Gostaria de salientar ainda que todo este processo teve início com o vereador José Sidnei Menezes - Pirola, que assinou o termo de compromisso no ano passado, e, em 2014, conseguimos então dar sequência a este trabalho e realizar este seminário. Já estamos trabalhando para enviar a documentação necessária para o Interlegis, e acredito que em cerca de 20 dias o sistema possa estar disponível para utilização na Câmara de Caçapava do Sul”, explica Linhares.

Para o futuro, o presidente da Câmara afirma que já está em tratativa para realizar no próximo ano um novo seminário, desta vez na área Legislativa, para a revisão e reformulação da Lei Orgânica e do Regimento Interno, onde o da Câmara é de 1992. “Estamos analisando a possibilidade de criar uma escola Legislativa, com cursos à distância, e estudando a possibilidade de fazer um convênio com o Executivo para possibilitar a participação nestes curso”, comenta.

No final de seu pronunciamento, Linhares agradeceu a toda equipe de servidores da casa e também a direção do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro e do Colégio Coeducar, que foram parceiros para o desenvolvimento do curso.

Técnicos do Interlegis discutem novo patamar de relacionamento com Assembleia Legislativa do RN

Formar multiplicadores por meio de parcerias é uma das vertentes que o Programa Interlegis aposta para disseminar seus produtos e serviços, contribuindo para a modernização das câmaras municipais de todo o país.

Com esta perspectiva, técnicos do Programa receberam na tarde desta segunda (20), o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Adriano Henrique Olinto da Motta. Adriano veio disponibilizar os recursos tecnológicos e humanos da Assembleia e do Instituto do Legislativo Potiguar – ILP, a favor de duas importantes frentes do ILB/Interlegis: a capacitação dos servidores e o combate à exclusão digital que atualmente atinge 125 das 167 câmaras municipais do estado.

A primeira ação a ser adotada será a participação da Assembleia na oficina  para  Multiplicadores que o Interlegis vai realizar no período de 10 a 14 de novembro em Brasília. Também está prevista oficina na Assembleia para breve.

Dotada de rede de videoconferência, a Assembleia e o seu instituto de capacitação irão disponibilizar os cursos de educação a distância do ILB tanto para servidores quanto para comunidade. A viabilização desse projeto será estudada pelo Instituto.

Adriano Motta mostrou-se satisfeito com a reunião e afirmou que esta parceria irá, futuramente, ser “case” de sucesso do ILB. Ele foi recebido pelo coordenador de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento e equipe.

Universidade da Califórnia assina memorando de entendimento com o Senado

Aproximação vai permitir que servidores estudem no campus de Davis e troca de experiências acadêmicas

O pró-reitor da Universidade da Califórnia (campus de Davis), Ralph Hexter, apresentou na tarde desta quinta-feira, para um auditório lotado no prédio do Interlegis, os principais programas da instituição que dirige e assinou um documento de parceria e intercâmbio com o Senado. As partes vão, a partir de agora, detalhar como se dará esta aproximação e de que maneira os servidores do Senado poderão participar.

Segundo Ralph Hexter, o campus de Davis da Universidade da Califórnia já é um dos principais receptores de estudantes brasileiros nos Estados Unidos. Atualmente, existem cerca de 100 deles, da graduação ao pós-doutorado, estudando lá, somente no âmbito do programa Brasil Sem Fronteiras. Ele falou das diversas áreas de conhecimento que a Universidade oferece, mas disse que também pode haver a “customização” de cursos voltados especificamente para os interesses do Senado, da mesma forma com que, há anos, é feito com a Petrobras.

O professor falou um pouco da história e da estrutura da Universidade da Califórnia, que possui 10 campi, dois dos quais em Davis, perto da capital Sacramento – de vocação histórica para a economia agrícola – e do Vale do Silício, voltado para a alta tecnologia. Possui mais de 34 mil alunos, quatro mil professores, 17 mil funcionários, 99 cursos de graduação, hospitais e orçamento de US$ 700 milhões para pesquisa.

Dentro dos compromissos estratégicos da Universidade para o período que vai até 2020, está o de ampliar o número de estudantes estrangeiros, como parte do compromisso com as questões globais. Ele citou algumas parcerias já em curso com o Brasil, com instituições e universidades, como a Capes, a Embrapa, o CNPq, UnB, USP, PUC Rio e Bahia. Mais de cinquenta professores e alguns alunos da Universidade também têm vínculos com o Brasil no momento.

“Existem muitas oportunidades para os servidores do Senado, em diversas áreas e com diversos tipos de certificação e será uma satisfação fortalecer esta amizade e esta parceria” – disse o pró-reitor.

Expectativa no Senado

O diretor-adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro, o órgão de capacitação do Senado, Daniel Habib, saudou a parceria, “na construção de uma globalização mais humana”. No mesmo caminho, o advogado-geral do Senado, Rômulo do Amaral, se disse empolgado com a aproximação entre as duas instituições. “O que justifica o investimento é o aprimoramento do servidor pelos serviços que ele presta à sociedade”, afirmou.

Também o consultor-geral legislativo do Senado, Paulo Mohn, parabenizou pela oportunidade que se abre tanto para o servidor, quanto para a instituição. A professora Flávia Santinoni Vera, uma das responsáveis pelas tratativas para o convênio – e ela própria pós-graduada na Universidade da Califórnia – disse, para encerrar o evento, que a motivação agora tem que partir de todos os envolvidos. “É um esforço de todos para facilitar um intercâmbio que não é apenas acadêmico, mas uma experiência de vida”.

O convênio foi assinado, da parte do Senado, pelo diretor-geral Luís Fernando Bandeira de Melo, e pelo pró-reitor Ralph Hexter pela Universidade da Califórnia. Caberá à diretoria-geral, com o apoio de outras áreas envolvidas, dar sequência ao protocolo de entendimento.

 

 

 

 

Treinamento de Redação em Web jornalismo em Chapecó (SC) recebe 10 câmaras da região

Entre os dias 23 e 24 de outubro passados, servidores de casas legislativas do Oeste de Santa Catarina receberam treinamento prático e teórico para a produção e publicação de material jornalístico via internet. Com 14 horas de duração, a capacitação treinou servidores dez câmaras municipais da região em  conhecimentos e técnicas de alimentação de conteúdo dos portais na internet. Além de Chapecó, Pinhalzinho, Caibi, Águas Frias, Sul Brasil, Caxambu do Sul, Quilombo, Jardinópolis, Seara e Belmonte enviaram representantes para fazer parte do treinamento.

A ação foi possível devido à parceria do Senado, por meio do ILB, com a Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O professor Luiz Carlos Santana de Freitas, servidor do Senado Federal e mestre em Comunicação Social, desenvolveu o curso, foi o responsável pela sua aplicação. Para ele, é essencial que se aprimore constantemente a qualidade dos textos que buscam facilitar o entendimento pelo cidadão comum dos atos e fatos que ocorrem no ambiente político-parlamentar: "Além de ajudar a cumprir o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, uma comunicação eficaz do Poder Legislativo com seus  públicos estimula o exercício da cidadania, amplia a transparência da atividade parlamentar e faz muito bem para a democracia", observou.

Este mesmo treinamento será oferecido no decorrer de novembro em mais três cidades catarinenses: São Ludgero (6 e 7/11), Florianópolis (11 e 12/11) e Joinville (13 e 14/11).

Veja o conteúdo programático do treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo:

Unidade II –WEBJORNALISMO

LIÇÃO 1 – Revisão teórica: Comunicação Social, Jornalismo e Webjornalismo Jornalismo Legislativo no campo da Comunicação Pública

LIÇÃO 2 – Comportamento do usuário da web

LIÇÃO 3 – Internet: agregadora de mídias

Unidade II – REDAÇÃO EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 4 – Especificidades da redação online

LIÇÃO 5 – Usabilidade, pirâmide invertida (uso do lead) e quebra da uniformidade

LIÇÃO 6 – Dicas gerais de redação para web

Unidade III – PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 7 – Pauta – o que é notícia no ambiente político-parlamentar

LIÇÃO 8 – Ferramentas complementares e plataformas “parajornalísticas” (blogs, redes sociais, microblogs)

LIÇÃO 9 – Manipulação das informações e construção básica do texto

Câmara Municipal de Bicas (MG) vai usar Portal Modelo

Presidente e assessores visitaram o Programa Interlegis para estreitar parceria

O Programa Interlegis recebeu, nesta quarta-feira (22), a visita do presidente da Câmara Municipal de Bicas, Minas Gerais, Ailton Moreira Mendes e sua comitiva composta pela 1° secretária, Maria Elisabeth Gouvêa Silva, o assessor jurídico, Moisés Guarnieri dos Santos e da diretora administrativa, Nathanne Carolina Corrêa Bortolini. O objetivo manter uma comunicação com Interlegis para viabilizar parcerias e conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos pelo Programa.

De acordo com o assessor jurídico Moisés Guarnieri dos Santos, Bicas tinha um site  administrado por uma empresa, mas decidiram aderir ao portal do Interlegis e ao Programa. “Nós vimos uma melhor organização na publicidades das leis, na modernização do site” , disse o assessor.

Ainda segundo Moisés Guarnieri, a visita teve resultado positivo para Bicas, pois vai proporcionar a troca de experiência. “Também queremos buscar um pouco da experiência dos outros municípios, para que possamos crescer e tornar a Câmara de Bicas mais interessante para a população. A história do Interlegis já justifica por si só e vem confirmar o propósito que nós tínhamos” completou.

Eles foram recebidos pelos servidores Janary Carvão Nunes e Otto Nascimento. Janary destacou o interesse demonstrado pelos representantes da Câmara em procurar se modernizar, se integrar às demais câmaras do Brasil e procurar alcançar excelência nos serviços, com transparência.

Novo portal Interlegis vem aí

Responda ao questionário clicando:

https://pt.surveymonkey.com/s/Q6VGLT9

 

O portal do Interlegis será reformulado nos próximos meses. Layout e conteúdo serão atualizados a fim de oferecer as informações que o visitante procura de maneira mais rápida  e simples. Para isto, o Interlegis preparou um questionário que irá subsidiar as mudanças do portal. A participação, mesmo voluntária, será de grande importância para determinar o que o usuário espera encontrar no novo  site.

São nove perguntas.  Estima-se que o seu preenchimento seja feito em menos de 3 minutos.

 

Câmaras Municipais de três Estados participam de Oficinas Interlegis em Erechim

Treinamento durante toda a semana na cidade gaúcha reúne dez Câmaras de PR, SC e RS

As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Erechim (com edição do Portal Interlegis):

 

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, vereador Sérgio Alves Bento abriu oficialmente, na manhã desta terça, 28, no plenário da Casa, a Oficina Interlegis sobre as ferramentas Portal Modelo para internet e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A solenidade contou com a presença de Adalberto Alves de Oliveira e Luis Fernando Pires Machado, servidores do Programa Interlegis, além de presidentes de Legislativos, vereadores e o Secretário de administração de Erechim.

A oficina de treinamento, destinada preferencialmente a funcionários das Câmaras da região, teve início na segunda, 27, e segue até o dia 31 no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco. Trata-se de parceria do Legislativo local e do Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal.

Para facilitar a rotina das Câmaras, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras de Vereadores.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação.

O Portal Modelo é gratuito e está pronto para uso e que permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu o próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Solicitação para que o Interlegis viesse à Erechim foi uma iniciativa do então presidente de 2013, vereador Zé da Cruz.

Luís Fernando, em sua manifestação, destacou que o Senado possui o programa desde o ano de 1997, implantando em diversas Câmaras Municipais de todo o Brasil produtos de baixíssimo investimento. “Uma grande oportunidade de colocar à disposição a tecnologia àqueles que a necessitam. Uma forma de colaborar com o Legislativo brasileiro”.

Sérgio Alves Bento, presidente da Casa, por sua vez, agradeceu a oportunidade, destacando o pedido feito por Zé da Cruz em 2013 para possibilitar para que a região tivesse este momento de aprendizagem, principalmente para qualificar os funcionários. “Fico feliz por terem escolhido Erechim para a realização do curso, um momento de aprendizado e qualificação de todos os presentes”.

Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Peter Linhares destacou os resultados obtidos por aquela Casa após a sua adoção, como do grande evento em que reuniu 36 Casas Legislativas para implantar o Portal Modelo e o SAPL. “É muito gratificante sermos um polo multiplicador em Erechim, e estamos trabalhando para trazer a Escola Legislativa. Quanto mais trabalharmos, melhor”.

Diretor-Geral do Legislativo de Caçapava do Sul, Eriton Talarico relatou aos presentes a adoção do sistema e os resultados positivos para o processo legislativo informatizado. “Nosso município fez a maior oficina de produtos e serviços Interlegis do Brasil e a Câmara de Caçapava está apta para difundir o SAPL sem a necessidade da presença da equipe de Brasília”.

Zé da Cruz, presidente em 2013, lembrou o seu pedido que hoje é uma realidade e agradeceu a Serginho por ter dado continuidade ao tema e a servidora Maristela Guareschi que se empenhou para que o mesmo fosse implantado na Câmara Municipal de Erechim. “O povo tem estar cada dia mais perto das Câmaras”.

O Portal Modelo terá 17 horas-aula entre os dias 27 e 28 e o SAPL uma carga horária de 18 horas entre os dias 30 e 31. Entre os temas, a gestão do conteúdo, administração e customização do Portal; conhecendo o SAPL em pleno funcionamento; consultas a casas legislativas que já o utilizam, inserindo dados dos parlamentares das comissões, das composições das Comissões permanentes, das matérias legislativas, tipos de proposituras; autorias, criação e recebimento de proposições, tramitação de matérias legislativas, entre outros.

 

Foto: Abertura ocorreu na manhã desta terça

Carlinhos – ASSECOM – Poder Legislativo

Câmara Municipal de Riozinho (RS) celebra parceria com o Programa Interlegis

O presidente da Câmara Municipal de Riozinho (RS), João Carlos e o primeiro-secretário da casa, Diogo Jeremias, vieram ao Interlegis para a realização de uma parceria. Após conhecerem os produtos que o Interlegis tem a oferecer às câmaras municipais, desde consultoria para atualização de marcos jurídicos à inserção definitiva da Casa na Internet, por meio do SoluçãoWeb Interlegis, o presidente assinou acordo de parceria com o Programa.

O SoluçãoWB Interlegis é um pacote de produtos e serviços oferecidos que permite às casas legislativas criarem seu portal na Internet de maneira simples, rápida e gratuita.

Higino Vieira, servidor do Interlegis que recebeu o vereador, destacou que todo o empenho do Interlegis no sentido da inserção das casas legislativas na rede mundial de computadores confirma a missão do Programa de modernizar e capacitar os servidores do Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal.

O presidente João Carlos também acredita que a parceria vai trazer modernidade para a Casa: “ Com o Programa Interlegis a Casa vai poder oferecer à população mais transparência e mais informação, de maneira moderna”.

No final da visita, ele recebeu de presente uma biblioteca básica que compreende a Constituição Brasileira e outros materiais de interesse para Casa.

Segunda etapa do treinamento Interlegis em Erechim reúne servidores de 12 Câmaras

Depois do Portal Modelo, objetivo é implantar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Erechim

 

Até esta sexta, 31, prossegue a Oficina Interlegis, com 29 servidores municipais, representando 12 Câmaras de Vereadores dos três estados do Sul. Nesta etapa, eles estão aprendendo um pouco mais sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL.

As oficinas, que acontecem no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, são uma parceria entre a Câmara Municipal de Erechim e o Interlegis, Programa vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal.

Depois do treinamento para implantação e uso do Portal Modelo para internet, o curso teve início na quarta e termina na sexta-feira, com 18 horas-aula, voltado para as Casas Legislativas que desejam conhecer o funcionamento do SAPL.

Para o presidente do Poder Legislativo, vereador Sérgio Bento, esta é uma excelente ferramenta de trabalho que é disponibilizada para as casas legislativas e os seus servidores. Também serve para que possam se aprimorar, com mais propriedade, acerca do assunto que hoje é de extrema atualidade e importância nas casas legislativas do todo o Brasil.

“É uma satisfação vermos nossos assessores parlamentares buscarem mais conhecimentos sobre o SAPL; nos gratifica estarmos recebendo funcionários do Senado Federal para aprimorá-los cada vez mais, pois quem ganha com isto é a nossa população na hora do atendimento às suas reivindicações, e todo o processo legislativo”, destaca Serginho.

 

Carlinhos – ASSECOM – Poder Legislativo

Interlegis certifica alunos que participaram dos cursos de Portal Modelo e SAPL em Erechim (RS)

Treinamento de uma semana atendeu a dez Câmaras Municipais

Informações:Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Erechim

 

O presidente do Poder Legislativo, vereador Sérgio Alves Bento (PT), juntamente com a direção do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco e equipe dos professores da Interlegis, realizaram, na manhã desta sexta, 31, a entrega dos certificados aos alunos que, desde o último dia 27 participaram dos dois módulos de treinamento.

Na oportunidade, Sergio agradeceu, em especial, a servidora Maristela Guareschi que se empenhou, desde que esteve em Brasília para conhecer o sistema SAPL, para que Erechim viesse a ser um dos municípios no Brasil a adotar a ferramenta tecnológica. E também à equipe do Programa Interlegis que repassou o conhecimento aos alunos dos três estados do Sul do Brasil.

Os professores Adalberto Alves de Oliveira e Luis Fernando Machado destacaram aos alunos presentes a grande satisfação de estarem em Erechim proferindo os dois módulos do curso, e agradeceram a acolhida na cidade de Erechim pelo Legislativo e pela comunidade.

Destacaram o curso como de extrema importância para as Casas Legislativas no que se refere ao uso da ferramenta e aproximação direta com a comunidade. “Agradecemos a cada um de vocês e tenham a certeza de que manteremos contato constante com cada um a fim de que todas as dúvidas sejam sanadas”.

Em nome da turma, Edgar Maciel do município de Alfredo Wagner, Santa Catarina, agradeceu a oportunidade e o aprendizado que obteve nesta semana, em especial pela amizade que iniciou com pessoas de vários municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Representante da Direção do Barão também destacou a parceria e a importância do curso, colocando a escola à disposição. No total, foram 29 pessoas certificadas representando dez casas legislativas.

 

Carlinhos – ASSECOM – Poder Legislativo

Ações do documento