Deputado quer usar SoluçãoWEB Interlegis para acabar com exclusão digital no Amapá

Ex-senador, Sebastião Bala Rocha quer levar oficinas ao Estado

O ex-senador e atual deputado Sebastião Bala Rocha ficou preocupado ao descobrir a situação de exclusão digital vivida pelo seu Estado, o Amapá, onde a totalidade das Câmaras Municipais está fora da internet. Por isso, nesta quarta-feira, 03/09, procurou o Interlegis para solicitar que fosse estendido ao Amapá o modelo de oficinas de treinamento realizado recentemente em Roraima. Ele quis conhecer detalhes da SoluçãoWEB Interlegis – campanha de inclusão digital lançada pelo Programa – e disse que se empenhará para que as casas legislativas amapaenses atendam a este apelo.

O coordenador de Planejamento e Fomento do ILB/Interlegis, Armando Nascimento, explicou os detalhes da campanha e o que o Programa oferece às Câmaras: o treinamento, a nova versão do Portal Modelo para internet, a adoção do domínio .leg.br e a hospedagem no banco de dados do próprio Interlegis. Este conjunto, disse ele, é um grande facilitador para as Câmaras, pois não implica em gastos, nem uso de equipamentos que muitas vezes elas não possuem.

“Vim iniciar de maneira mais efetiva as tratativas para incluir o Amapá nesta campanha”, disse o deputado, lembrando que, agora, o Estado já possui fibra ótica o que vai facilitar o acesso dos 16 municípios à internet. “Precisamos mudar este quadro”, concluiu.

De acordo com Armando Nascimento, o período eleitoral dificulta a realização das oficinas de treinamento, mas é possível que, já no início do próximo ano, o Amapá esteja entre os primeiros a recebê-las. Mesmo antes disso, porém, já é possível que as Câmaras manifestem sua intenção em aderir ao projeto, para que as ações comecem a ser tomadas.  Bala Rocha, que assistiu a uma apresentação da nova versão do Portal Modelo adotado pelas Câmaras de Roraima, disse que vai fazer gestões para integrar as Câmaras do Amapá a este esforço.