Votuporanga quer intensificar parceria com Interlegis/ILB

Câmara lidera processo de Parlamento Regional e cria Escola do Legislativo

Liderada pelo presidente Elieser Antonio Casale, uma comitiva da Câmara Municipal de Votuporanga, discutiu com servidores do Programa Interlegis, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), formas de intensificar a parceria entre as instituições. A Câmara quer também usar produtos e serviços desenvolvidos pelo Interlegis, ao qual já é conveniada, além de promover oficinas com outras casas legislativas da região.

Segundo o Elieser Casale, já está em curso a formação de um Parlamento Regional, reunindo 15 cidades. Paralelamente, está sendo criada uma Escola do Legislativo, que pretende também atingir toda a região. Por isso, além das reuniões no ILB/Interlegis, eles também estiveram com Florian Madruga, presidente da ABEL e servidor do Senado, com quem discutiram as diretrizes que norteiam a criação e o funcionamento de uma Escola do Legislativo.

A comitiva da Câmara Municipal de Votuporanga foi recebida por Janary Nunes, que falou sobre as normas para realização de oficinas de treinamento e consultoria, um dos focos de interesse, explicando as dificuldades de realização neste ano, por causa do calendário eleitoral.

Já o técnico Higino Vieira demonstrou as atualizações de produtos do Interlegis, como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que estão com novas versões. A Câmara de Votuporanga tem site próprio, segundo explicaram os assessores do presidente, mas ele é pago. Eles vão analisar a possibilidade de migrar para o Portal Modelo, que é gratuito.

Higino Vieira também explicou algumas das novas funcionalidades do SAPL, que está mais voltado para cumprir as crescentes demandas por transparência. Segundo ele, a nova versão do Sistema permite inclusive gerenciar o painel eletrônico.

Outro foco de interesse da Câmara discutido durante a visita foi o acesso aos cursos a distância oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro e as maneiras de utilizá-los para a formação de seus servidores.