ILB e CGU lançam curso sobre Ouvidoria na Administração Pública

Curso a distância, sem tutoria, é aberto à comunidade. Inscrições abertas a partir desta sexta, 29

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), em parceria com a Ouvidoria-Geral da União, entidade vinculada à Controladoria-Geral da União (CGU) lança nesta sexta-feira, 29/8, um novo curso na modalidade ensino a distância. Trata-se de “Ouvidoria na Administração Pública”, que terá carga horária de 20 horas, equivalendo a dois meses de duração, e será feito sem tutoria.

O objetivo é contribuir para a formação de profissionais da área e demais interessados quanto aos fundamentos da Ouvidoria Pública e aspectos básicos relacionados à sua atuação. O curso é dividido em três módulos, cujo conteúdo pode ser acessado em: http://saberes.senado.leg.br/course/info.php?id=538

Qualquer cidadão com acesso à internet pode se inscrever. As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira, 29. Assim como nos demais cursos a distância oferecidos pelo ILB, a certificação on-line é concedida mediante aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.

 

Sobre a Ouvidoria

 

A Ouvidoria Pública é um exemplo de instrumento institucional que, ao lado dos outros canais de participação e controle social existentes, buscam operacionalizar o princípio da democracia participativa consagrado na Constituição Federal de 1988.

 

O aprofundamento da participação pressupõe a criação e ampliação de mecanismos jurídicos e institucionais para promover a interlocução entre os agentes públicos e os cidadãos. Tal prática também requer mudança e aperfeiçoamento dos processos e das práticas que compõem a cultura institucional do Estado e de seus servidores, além de demandar ações de informação e capacitação continuada para os agentes públicos, cidadãos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Ouvidoria nas Câmaras

O ILB também oferece um curso voltado especialmente para a implantação de ouvidorias nas Câmaras Municipais. Para este curso, as inscrições já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas em: http://saberes.senado.leg.br/course/info.php?id=501

Informações sobre cursos, inscrições, dúvidas: ilbead@senado.leg.br