Câmaras Municipais de Roraima participam de oficina Interlegis na Assembleia

Vereadores e servidores agradecem a chance de ter um portal na internet gratuitamente
Câmaras Municipais de Roraima participam de oficina Interlegis na Assembleia

Hisraufre Emiliano (ALE-RR)

Com informações de Jéssica Costa, da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima

 

Teve início nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a oficina do Portal Modelo, treinamento oferecido pelo Programa Interlegis a servidores das Câmaras do Estado. Participaram do primeiro dia do evento os representantes das Câmaras Municipais de Pacaraima, Uiramutã, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Boa Vista e Mucajaí. A estimativa é que até quinta-feira participem representantes dos 15 municípios do Estado.

 

Depois da oficina, haverá o Encontro Estadual em Boa Vista, para debater a modernização do Legislativo, com ênfase em ações de transparência, além de outros temas de interesse dos parlamentares. O evento será aberto pelo senador Romero Jucá,  na Assembleia Legislativa de Roraima e deve reunir representantes das Câmaras Municipais do Estado.

O Diretor-adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Daniel Habib, destacou a importância do evento para os servidores e representantes do Poder Legislativo. “O objetivo de toda a nossa equipe é trazer um pouco do aprendizado adquirido ao longo de 17 anos”.

De acordo com Daniel, a sociedade clama por uma maior participação no processo político e o objetivo dessa oficina é apresentar as soluções tecnológicas. “Trabalharemos com a Lei da Transparência, a responsabilidade fiscal e o acesso à informação. Vivemos em uma realidade em que tudo está interligado” destacou Daniel.

Claudinei de Andrade, presidente da Câmara Municipal do Caroebe, representou as 15 Câmaras Municipais do Estado no encontro. “Agradecemos à Assembleia Legislativa e ao Senado Federal pela oportunidade única dada a todas as câmaras. Não temos condições financeiras de arcar com despesas de um portal de transparência e, por meio dessa oficina, teremos nosso portal e faremos a manutenção gratuitamente. Agradecemos também ao Centro de Apoio às Câmaras (CAC) por todo suporte dado e por sempre nos receber tão bem”, destacou.

Alex Lima, presidente da Câmara Municipal do Cantá, comentou que o município ainda não tem um portal de transparência. “A ideia é sair do encontro com o portal em pleno funcionamento e publicar informações das ações da Câmara em tempo real. Agradecemos pela oportunidade dada ao município e o apoio dado pelo CAC, Escolegis e Interlegis”, ressaltou.

Durante a oficina, os representantes das Câmaras terão a oportunidade de conhecer o Portal Modelo, além de inserir pastas e álbuns de fotos, publicar notícias no portal, inserir páginas para listar os vereadores, alterar menu de navegação, criar enquetes e eventos, além de inserir links internos e externos.

Kleber Paulino de Souza
Kleber Paulino de Souza disse:
26/08/2014 13h46
Parabéns pela iniciativa, essas ações é que fazem valer o novo conceito da Administração Pública. A transparência! E o novo enfoque dado pelos órgãos de controle, que tem objetivo implantar Administração Pública Gerencial.
lborges
lborges disse:
27/08/2014 14h16
Nossa equipe só tem a agradecer os cumprimentos. Ficamos duplamente satisfeitos, pois este é realmente o objetivo do Programa.
Comentários foram desativados.