Interlegis leva exposição sobre Casas Legislativas à Conferência da UNALE

Fotos chamaram a atenção dos participantes

Era uma cena comum no hall da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio: parado em frente ao painel, o servidor ou parlamentar identificava a casa em que trabalha e não resistia a tirar uma foto. Tratava-se da exposição montada pelo Programa Interlegis com fotos e uma breve história das sedes do Congresso Nacional, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas de todos os Estados brasileiros e Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ela foi montada especialmente para a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada durante esta semana em Brasília, na sede da CNTC. Se os participantes vindos dos Estados se identificavam, estrangeiros – havia delegações de vários países da América do Sul e até da China – ficavam interessados em conhecer um pouco mais sobre a realidade dos Parlamentos no Brasil.

Esta exposição é um desdobramento do livro “Casas Legislativas do Brasil – O Congresso Nacional e as Assembleias Estaduais”, que busca retratar um pouco da história do Parlamento brasileiro. Foi um árduo trabalho, só possível graças ao esforço conjunto de servidores de cada uma delas, coordenado e finalizado pela equipe do Programa Interlegis e da Secretaria de Comunicação do Senado Federal.

É uma oportunidade rara de ver reunidos os principais elementos caracterizadores dos prédios do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas, com um belo registro de imagens. É uma panorâmica sem abordagem política ou mesmo um viés crítico, mas que procura apenas demonstrar o cuidado com que todas elas foram construídas ao longo do tempo.