Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul se juntam à visita ao Interlegis/ILB

Programa mostra sua força na integração do poder legislativo.

Vereadores das câmaras municipais de Novo Hamburgo e  Estância Velha, no Rio Grande do Sul e de Glória de Dourados, no Mato Grosso do Sul, juntamente com o presidente da União da Câmara de Vereadores daquele Estado estiveram na última sexta no ILB. Motivados pelas experiências satisfatórias da Câmara de Novo Hamburgo, os vereadores de Estância Velha vieram conhecer os procedimentos necessários para firmar parceria com Interlegis que lhes possibilite o uso das ferramentas tecnológicas do Programa, já conhecidas e bastante disseminadas entre as casas legislativas em todo o Brasil, em especial na região Sul. Da mesma forma, os representantes do estado de Mato Grosso do Sul queriam conhecer pessoalmente os técnicos que ajudam a manter o Programa na pauta de intenções das casas legislativas, tanto as grandes quanto as de menor porte.
Os vereadores foram recebidos pelo coordenador de Planejamento Armando Nogueira e pelo técnico Higino Vieira. Durante a apresentação, Higino demonstrou o uso dessas ferramentas tecnológicas a serviço da transparência e da modernização das casas legislativas e reforçou o caráter gratuito das soluções, todas desenvolvidas em software livre por técnicos do Interlegis, que possibilitam anualmente uma economia considerável no orçamento das casas que adotaram os produtos. Reforçou também as vantagens de continuidade, possível pelo fato de seu uso não estar atrelado a contrato com terceiros, e fácil utilização das ferramentas Portal Modelo e SAPL. A câmara de Parobé, RS, foi citada como um exemplo do sucesso destes encontros, por ter estado na última oficina tecnológica em Brasília, no final do mês passado e haver, em apenas uma semana de treinamento, colocado o seu site no ar.
Os presentes também se interessaram pelas oficinas de revisão dos marcos jurídicos, a exemplo da que está em funcionamento em Constantina, RS. O presidente da Associação de Câmaras de Vereadores de MS, Jeovani Vieira dos Santos, demonstrou estar interessado em ser multiplicador do Programa junto aos 79 municípios que fazem parte da Associação, sugerindo a urgência de uma visita de representantes do Interlegis ao Estado o quanto antes.
Os vereadores que estiveram no ILB foram: Cristiane Amaral Klen, Gloria de Dourados; Cristiano Coller e Jorge Tatsch, Novo Hamburgo; Luciano Kroeff, Estância Velha, acompanhado do servidor do Senado Federal Luiz Henrique Zucatti.