Oficina de Portal Modelo e SAPL atrai alunos de quatro regiões

Diversidade marca último encontro do ano e confirma papel do Interlegis no processo de integração do Legislativo.

A última oficina presencial de Portal Modelo e SAPL do ano teve início, nesta segunda-feira, na sede do Interlegis em Brasília. Até o momento, sete estados estão representados e formam um painel bastante diferenciado no tocante às experiências anteriores. Servidores de câmaras do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Pará e da  Assembleia Legislativa de Rondônia relataram suas expectativas com relação ao treinamento que variam desde colocar o site no ar até inserir novas ferramentas de uso a fim de tornar ainda mais ágeis e eficientes os sites das casas legislativas.

Higino Vieira, técnico do Interlegis que abriu o treinamento explicou que a proposta da oficina é permitir que todos os participantes possam fazer o melhor aproveitamento possível do encontro, a despeito do nível de conhecimento que tenham da ferramenta Portal Modelo e do estágio em que ela se encontre na Casa - o que é possível porque o treinamento ocorre em dois tipos de ambiente: o de produção, para as casas cujo Portal necessita apenas ser customizado ou atualizado; e de treinamento, para atender aos participantes que ainda estejam tendo o seu primeiro contato com a ferramenta. Higino também explicou que o Portal Modelo, mais uma solução oferecida gratuitamente pelo Interlegis ajuda a eliminar dúvidas sobre as funções do Legislativo já que possibilita tornar mais transparentes e acessíveis as atividades parlamentares.

Os participantes também se manifestaram com relação ao encontro. Josemir Moura, servidora da Câmara de Catu, na Bahia, disse se sentir uma privilegiada pela oportunidade e acrescentou que o Interlegis "é parte fundamental do  processo de modernização pelo qual passa a Câmara". Também disse estar certa de que com a página da Câmara em funcionamento será possível atender a um anseio da Mesa Diretora de "dar ciência ao público do que ocorre na Câmara Municipal".

A oficina de Portal Modelo se encerra na quarta. A seguir, os participantes receberão treinamento sobre o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL.