Oficinas do Interlegis têm resultado positivo, avaliam participantes

Câmaras pedem mais cursos em suas regiões e a distância

 

As oficinas realizadas pelo Interlegis para Câmaras e Assembleias de vários Estados terminaram nesta sexta-feira com saldo extremamente positivo, segundo avaliação feita por escrito pelos 30 participantes. Foram cursos práticos para capacitá-los ao uso de ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis para internet – Portal Modelo – e informatização dentro das casas legislativas – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – ministrados por servidores do órgão.

A diretora-executiva do Interlegis/ILB, Elga Lopes, agradeceu a presença de todos e disse que é preciso incrementar formas de troca que sejam eficientes, mas feitas também à distância, dada a realidade de contenção de despesas do Senado. Ela ouviu elogios, críticas e sugestões dos participantes das oficinas e ressaltou que o espírito de comunidade vai ajudar a encontrar soluções benéficas a todos.

“Estamos com o nosso site no ar desde ontem, e de graça, quando tivemos lá, em Ouro Preto do Oeste, várias propostas de empresas para fazer isso, cobrando caro” – disse Celson Souza, da Câmara Municipal da cidade rondoniense. Apesar da satisfação com o resultado, ele disse que considera “muito importante a presença de vocês na base”, sobretudo quando se leva em conta a realidade da região norte do país.

Ganhos para as casas

“Viemos com uma equipe da área de TI e de processo legislativo da nossa Casa” - contou Ronaldo Val, da Assembleia do Piauí - lembrando que o SAPL foi implantado há poucos dias, “trazendo um resultado surpreendente com a relação com a gestão do processo que é a atividade fim dentro de uma casa legislativa”.  Para ele, “as aulas com os professores são perfeitas, eles são bem qualificados, preparados, além de manter um bom relacionamento com os alunos”.

Os monitores também ficaram satisfeitos com o resultado e o nível de participação. “É uma troca de experiências muito interessante, sobretudo quando vemos a diferença de realidade das casas”, comentou Higino Vieira, um dos responsáveis pela primeira parte da oficina, sobre Portal Modelo.

Cláudio Morale, instrutor da oficina sobre SAPL, disse que é gratificante ver “a agradável surpresa que os participantes revelam quando conhecem as funcionalidades do produto e o ganho que suas terão com o seu uso”.

Sugestões e nova oficina

Vários participantes falaram sobre a continuidade dos treinamentos, a maioria sugerindo que eles fossem feitos também nas cidades, reunindo várias Câmaras da região, que muitas vezes não dispõem de recursos para o deslocamento a Brasília durante muitos dias. Outros sugeriram o uso dos equipamentos de videoconferência (que existem na sede do Interlegis e nas Assembleias) para ministrar as oficinas, já que, com isso, seria possível reunir várias casas na capital do Estado. Também pediram a retomada dos cursos à distância e a realização de mais treinamentos.

As oficinas tecnológicas são, juntamente com as de consultoria legislativa (para revisão de regimentos internos e leis orgânicas, por exemplo), são alguns dos produtos oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis às casas legislativas. Estima-se que, apenas com a oferta dos produtos tecnológicos e sua hospedagem na sede do Programa, haja uma economia estimada em mais de 160 milhões de reais, já que as casas não precisam recorrer ao mercado.

Atendendo aos pedidos de muitas câmaras que não conseguiram se inscrever, pois o número de vagas é limitado, haverá a última oficina, este ano, de Portal Modelo e SAPL em Brasília de 2 a 6 de dezembro. Outras informações a respeito podem ser obtidas em http://www.interlegis.leg.br/noticias/2013/11/interlegis-oferece-a-ultima-oficina-do-ano-de-2-a-6-de-dezembro

Alberto Lisboa _ ALE-RO
Alberto Lisboa _ ALE-RO disse:
25/11/2013 13h06
É de fundamental importância enaltecer o valoroso trabalho que o INTERLEGIS presta a todas as casas Legislativas. Creio que este é o único lugar aonde todos nos, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, independente de seu “tamanho”, recebe um tratamento igualitário com alto nível técnico e extrema cordialidade. Parabéns a todos da FAMILIA INTERLEGIS.
Fernanda Perboni
Fernanda Perboni disse:
26/11/2013 09h05
Gostaria de agradecer a toda equipe do INTERLEGIS pela disponibilidade e prestatividade em nos auxiliar oferecendo esta Oficina que foi de grande importância para o avanço tecnológico e da transparência das Casas Legislativas de todo País!
Douglas Braga - CM Poços de Caldas/MG
Douglas Braga - CM Poços de Caldas/MG disse:
26/11/2013 10h26
Concordo plenamente com o comentário dos colegas. A Oficina é muito importante, oferecendo além do treinamento aos participantes, a possibilidade de a Casa colocar no ar seu Portal e sistema de processo legislativo em 1 semana, sob o seu próprio domínio .leg!
Comentários foram desativados.