Vereadores de Feira de Santana buscam o Interlegis para atualizar Regimento Interno

Vereadores de Feira de Santana, Bahia, estiveram na sede do ILB nesta terça a fim de estreitar o relacionamento da Câmara com o Instituto, responsável pelo Programa Interlegis. Edvaldo Lima dos Santos, 2º vice-presidente, Wellington Andrade, 3º secretário, Beldis Ramos e Eremita Mota foram recebidos pelo coordenador da área de Planejamento e Fomento, Armando Nogueira e pelo chefe de Planejamento e Acompanhamento da Comunidade, Francisco Biondo.

Os vereadores estavam especialmente interessados em discutir maneiras de serem orientados quanto à atualização de seu regimento interno. Eles disseram que o entendimento da Presidência atual é de que a modernização da Câmara e sua aproximação com a comunidade passa pela atualização do documento  e que eles estavam cientes do papel primordial do Interlegis no auxílio a esta tarefa.

Devido a política de austeridade adotada pela Presidência do Senado que inclui a redução de viagens de serviço, o grupo concluiu pela realização de treinamento de um dia  a ser realizado no primeiro trimestre de 2014, em Brasília. Para a jornada, o Interlegis irá disponilizar consultores que irão auxiliar no trabalho de análise do regimento, que data de 2002,  para sua adequação.

Armando Nogueira contou sua experiência em visitas a parlamentos de todo o mundo e afirmou que cada vez mais o parlamento compreende a importância das iniciativas populares e, portanto,  é fundamental que ele esteja preparado para legitimar a vontade popular mediante um processo legislativo atual e efetivo. Daí, mais uma vez, a necessidade de se rever o documento sobre o qual todas a atividade parlamentar deve estar pautada.