6º Concurso de Redação do Senado já tem os três vencedores

Anúncio do resultado foi feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, na sede do ILB/Interlegis
 6º Concurso de Redação do Senado já tem os três vencedores

Marcos Oliveira - Agência Senado

O Interlegis/ILB sediou na manhã desta terça-feira, o evento de divulgação do resultado do 6º Concurso de Redação para alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal promovido anualmente pelo Senado Federal em parceria com o Ministério da Educação – MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. O presidente Renan Calheiros, acompanhado do primeiro-secretário, senador Flexa Ribeiro e da secretária-geral, Cláudia Lyra, presidiram a mesa que anunciou os vencedores.

O senador Flexa se referiu ao Programa como uma iniciativa “vitoriosa” por  permitir à juventude viabilizar os anseios que demonstrou recentemente de ter voz e participação no destino do país.

O presidente Renan destacou o orgulho que ele pessoalmente sente pelo Programa Jovem Senador do qual o concurso é uma etapa e pela convicção de que a iniciativa atrai o interesse da juventude para a prática legislativa, aproximando o Congresso Nacional dos participantes em uma idade em que o despertar para a importância da participação na vida pública é definitivo. O presidente também destacou a “força transformadora” que a juventude representa, afirmando que o "Programa Jovem Senador é um momento para se recriar a política". Brenna Bittencourt de Oliveira, aluna da região administrativa do Recanto das Emas, Distrito Federal, que fez parte do grupo de jovens senadores de 2012, também prestigiou o evento.

Na última etapa de avaliações, ocorrida ontem, uma comissão formada por sete representantes do Senado, do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed e do MEC, escolheu a redação vencedora, dentre os 27 melhores textos selecionados para a disputa. Para esta edição do Projeto Jovem Senador o tema foi “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. A redação escolhida veio do estado do Acre. O segundo e terceiro lugares foram os trabalhos feitos por alunos de Tocantins e do Paraná. Estima-se que mais de 60 mil redações fizeram parte do concurso, uma vez que os números oficiais ainda não foram consolidados.

 

O concurso de redação faz parte do Programa Jovem Senador realizado todos os anos pelo Senado Federal, no qual os 27 alunos que disputam o prêmio principal têm a oportunidade de virem a Brasília e durante três dias participarem da rotina para discussão e elaboração de leis, simulando a atuação dos senadores da República. Os “jovens senadores” apresentam Projetos de Lei e Propostas de Emenda à Constituição. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e publicação no Diário do Senado Federal.

Além da premiação individual que inclui notebook, certificação, medalha e publicação da redação em livreto a ser distribuído para todas as escolas públicas estaduais, as escolas dos três primeiros colocados também serão premiadas com, respectivamente,  quatro, dois e um computador para uso coletivo da instituição. A premiação também inclui um kit às instituições finalistas, com publicações das Edições Técnicas do Senado Federal, documentários produzidos pelos veículos de comunicação do Senado pertinentes ao ensino médio e certificado de participação no concurso. A solenidade de premiação irá acontecer no dia 18 de novembro.

 

Os vencedores do 6º Concurso de Redação do Jovem Senador:

 

1º Lugar - Aline da Conceição Andrade – Reensaiando antigos passos – Cruzeiro do Sul/AC

2º Lugar - Maria Eduarda Nunes da Silva – Redação “A união faz a força, a voz e vez de um povo” – Colméia/TO

3º Lugar - Jhenifer Mezzomo Spagnol – Redação “Educação que Transforma” – Matelândia/PR

Leia a íntegra as 27 redações selecionadas no link:

https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/noticia/senado-divulga-resultado-do-jovem-senador-2013