Segurança cibernética é tema de debate do VI EnGITEC

Mais de cem casas legislativas enviaram representantes. Evento prossegue até sexta-feira

Durante os próximos dois dias o tema “dados livres e segurança cibernética” será debatido pelos 270 profissionais de TI inscritos no VI Encontro Nacional do EnGITEC. Cerca de 110 Câmaras de Vereadores de todas as regiões do país enviaram representantes à Brasília, para participarem do evento que foi aberto na manhã desta quarta-feira, ( 25/09 ), e está sendo realizado na sede do Interlegis/ILB. Estão previstas diversas palestras, oficinas, mesas redondas e mini-cursos. Além de servidores do Senado, da Câmara Federal e das Câmaras Municipais e das Assembleias Estaduais, participam também do evento representantes de instituições governamentais e de organizações privadas.

De acordo com o Coordenador de  Tecnologia da Informação do Interlegis/ILB, Ricardo Oliveira Ramos, o principal objetivo desse VI Engitec é colaborar com o esforço empreendido pelo Senado em disponibilizar gratuitamente, aos parceiros dos Legislativos estaduais e municipais, ferramentas de inovação tecnológica que promovam transparência e mais qualidade dos serviços. “A sociedade cobra eficiência e transparência no trato da coisa pública; nossas ações e serviços colaboram com este processo de modernização das casas legislativas”.

De acordo com a programação estão previstas palestras sobre a utilização do software livre distribuidos pelo Interlegis/ILB aos municípios, o formato ISO para preservação de documentos digitais, transparência pública, e novos serviços Interlegis, entre outras.

Segundo o Coordenador de TI do Interlegis/ILB, vários produtos como as novas versões do Portal Modelo e do SAPL, surgiram fruto das discussões e demandas geradas pelo fórum do Gitec. “A grande maioria das pessoas que integram este grupo são usuários dos produtos Interlegis lá na ponta. Daí, surgem dúvidas, sugestões e demandas, que em vários casos, produzem novos serviços e ferramentas de TI”, esclareceu Ricardo Ramos. Ele citou como exemplo a cobrança feita por diversos segmentos da sociedade pela publicização do registro de votação eletrônica. “Já está pronto um software que será disponibilizado para as câmaras municipais viabilizando o acesso público a essa informação”, adiantou.

Informações sobre a programação, grade de palestras e de treinamentos, entre outras, podem ser obtidas em: http://colab.interlegis.leg.br/wiki/VIEncontroGitec. O evento pode ser acompanhado também por videostreaming em: http://www.interlegis.leg.br/canal1

O Encontro do GITEC é um evento que ocorre anualmente em Brasília e que tem por princípio materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas. O GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma Comunidade de Prática com mais de 800 membros que trabalham de forma colaborativa, suportada pelo Programa Interlegis e voltada ao uso da tecnologia e do software livre no Legislativo.