Encontro Interlegis em Limeira está na segunda semana

Texto de Eliara Clemente, da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira.

O presidente da Câmara de Limeira, Ronei Martins (PT), abriu na manhã desta segunda-feira (09), a segunda semana de atividades do Interlegis no município. Limeira continua como sede das atividades do Interlegis no interior de São Paulo até o dia 13 de setembro. “Nestas duas semanas estamos tendo acesso a uma série de atividades que irão auxiliar no desenvolvimento de ferramentas importantes para o fortalecimento do Poder Legislativo. E para isso temos o prazer de contar com a participação de diversas Câmaras da região e também de outros estados, como Minas Gerais e Mato Grosso do Sul”, destacou o parlamentar.

 

Esta semana a programação será ministrada pelos analistas de sistema do Senado Federal, Fernando Lucas e Cláudio Morale. “O Portal Modelo, por exemplo, é uma ferramenta que facilita na publicação de informações. Um suporte importante para as ações de transparência e integração com o SAPL”, explicou Lucas.

 

Voltadas à Tecnologia de Informação, as atividades desta semana irão abordar o desenvolvimento de Portal Modelo e a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que torna mais fácil e eficaz a produção legislativa, abrangendo todas as etapas do Processo Legislativo.

 

Sobre o SAPL

O Processo Legislativo é o conjunto de atividades de uma Casa Legislativa na criação de leis e demais normas jurídicas. Foi pensando na modernização do Processo Legislativo que surgiu o SAPL. O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, tem como finalidade apoiar as Casas Legislativas nas suas atividades relacionadas ao processo legislativo em geral.

O SAPL proporciona melhorias no modo de organizar, arquivar e consultar as informações, pois essas atividades deixam de serem feitas utilizando meios físicos, como papeis e fichas, para serem feitos em meio digital utilizando-se computadores, resultando em inúmeros benefícios como a redução no tempo necessário à execução das atividades, racionalização e eliminação de procedimentos redundantes, consultas diretas com uso de mecanismos de indexação de palavras, do conteúdo das ementas e dos textos integrais.