Câmara de Limeira envia moção de aplausos ao Programa Interlegis

Aprovado por todos os vereadores, documento agradece realização de Encontro Regional

A Câmara Municipal de Limeira foi palco, de 2 a 13 de setembro, de um Encontro Regional Interlegis - com mais de 80 representantes de vinte câmaras, sendo 17 do Estado de São Paulo, duas de Minas Gerais, uma do Pará e uma do Mato Grosso do Sul. O evento, segundo documento enviado pela Câmara ao diretor-executivo do Interlegis/ILB, Helder Rebouças, celebrou os esforços daquela casa “na implementação de um conjunto de medidas que visa o aperfeiçoamento contínuo da atuação parlamentar, bem como o fortalecimento do Poder Legislativo”.

Em razão disso – prosseguem – “a disposição de toda a equipe de organização, consultores e diretoria do Interlegis é digna do reconhecimento dos nobres vereadores”, justificando a moção de aplausos, que foi aprovada por unanimidade.

Ao aprovar a proposta, os vereadores assinalam que “a importância do Programa Interlegis reside em ações que visam aumentar a eficiência e o fluxo de informações entre os legisladores, promover a participação cidadão nos processos legislativos e modernizar o Poder Legislativo Brasileiro em suas instâncias federal, estadual e municipal”.

Afirmam também que “a programação do evento revelou o alto interesse da comunidade legislativa, proporcionando a capacitação de vereadores, assessores e servidores”, citando todas as oficinas e palestras realizadas nas duas semanas, inclusive duas ministradas na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP de Limeira.

A partir do Encontro, a Câmara de Limeira passará a ser polo multiplicador do Programa Interlegis na região o que, segundo os vereadores, resultará em melhor qualidade dos serviços legislativos. Por fim, registram que a Câmara “empenhará esforços para, em conjunto com o Interlegis, implantar o Projeto de Modernização Legislativa, visando a adoção de ações voltadas para as áreas de gestão, tecnologia, informação, comunicação e capacitação”.

Entre outras atividades, o Encontro Regional ofereceu oficinas de Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, Webjornalismo e Revisão de Lei Orgânica e Regimento Interno. O evento foi promovido pelo Interlegis com o apoio da Escola Legislativa da Câmara de Limeira, a pedido do presidente da casa, Ronei Costa Martins.