ILB lança curso a distância sobre Lei de Acesso à Informação

Ao lado de lançamento de cartilha sobre a LAI, objetivo é facilitar execução da lei
ILB lança curso a distância sobre Lei de Acesso à Informação

Curso de EAD sobre a LAI

Assim que foi lançada a Cartilha sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), o Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis/ILB) colocou no ar um curso a distância sobre o mesmo tema, como forma de ampliar o alcance aos termos e exigências da lei, que atinge poderes e órgãos públicos de todos os níveis. Enquanto estão sendo distribuídos cerca de dez mil exemplares da cartilha para Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, deputados e senadores, o curso pode chegar a um universo muito maior.

Segundo um dos responsáveis tanto pelo conteúdo da cartilha, quanto do curso, o consultor Tarciso Dal Maso, dois públicos distintos são os alvos principais: o cidadão comum, para ter conhecimento do potencial da legislação que permite que ele acesse uma enorme gama de informações; e o agente público, para que esteja em condições de regulamentar e executar a lei e, ao mesmo tempo, prestar o serviço solicitado pelo cidadão.

O curso, de 40 horas, é sem tutoria e exige apenas que a pessoa tem acesso à internet, conta de correio eletrônico e processador de textos. Para esclarecer dúvidas ou obter orientação, o ILB dispõe do e-mail ilbead@senado.leg.br. Matrículas e outras informações em http://www12.senado.gov.br/senado/ilb/ead/cursos/PTListaDetalhesCurso?cod=1226&evento=None

A experiência do curso, admite Dal Maso, terá ainda que ser replicada, sobretudo no âmbito municipal, mas é um começo promissor. Afinal, a obrigação de informar, que é a síntese da LAI, abrange todos os poderes e órgãos públicos, de todos os níveis, e de quem mantém relacionamento com esses envolvendo dinheiro público.

Dessa forma, como afirmam os consultores e professores na introdução à cartilha, Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, fundações e empresas públicas, autarquias, economias mistas, e seus contratos e contas devem ser de acesso público.

Há também uma versão digital da cartilha – fruto de uma parceria entre o Senado e a Universidade Federal de Minas Gerais – que  está disponível em http://www.interlegis.leg.br/produtos_serviços/biblioteca-virtual-do-programa-interlegis/cartilha-lei-de-acesso-a-informacao.

 

Aliria Renata Martins Pinto
Aliria Renata Martins Pinto disse:
23/08/2013 22h22
queria fazer o curso sitado acima mas nao tenho condições,
Aliria Renata Martins Pinto
Aliria Renata Martins Pinto disse:
23/08/2013 22h25
Queria fazer o curso mas não tenho condições financeira se poderem me ajudar obrigada pela atenção. meu email renatamartinstdai@hotmail.com
Andreia
Andreia disse:
29/08/2013 10h05
Querida Renata,é gratuito, cadastre se no site ILBSENADO e faça o curso, porque é a distancia, basta você ter um acesso a computdor . Abraço
Andreia
Andreia disse:
29/08/2013 10h06
claudeneia
claudeneia disse:
28/08/2013 14h03
esses cursos são gratuitos como ter acesso a eles?
Andreia
Andreia disse:
29/08/2013 10h05
cadastre se no site ILB SENADO
Andreia
Andreia disse:
29/08/2013 10h06
www12.senado.gov.br/senado/ilb
cleoneide
cleoneide disse:
09/09/2013 09h41
Bom dia!
Não foi possóvel ver o valor do curso.
julianasoares
julianasoares disse:
30/09/2013 14h03
Olá Cleoneide, o curso é gratuito.
Deusimar G de Sousa
Deusimar G de Sousa disse:
04/10/2013 07h39
também é contições
Comentários foram desativados.